sábado, 7 de fevereiro de 2026

FRANÇA DESLIGA TRUMP


A França decidiu acabar com isso. Até 2027, 2,5 milhões de funcionários públicos e funcionários públicos deixarão de usar Zoom, Microsoft Teams, Webex e GoTo Meeting na administração pública. O Estado francês substituirá essas plataformas por Visio, um sistema próprio, com um argumento claro: a soberania política não pode ser garantida quando a infra-estrutura digital depende de empresas sujeitas a ordens de Washington.
O gatilho não é apenas tecnológico, é geopolítico. As sanções impulsionadas pela administração Trump e o precedente da Microsoft cancelando os serviços ao Tribunal Penal Internacional em 2025 acenderam todos os alarmes. A Europa constatou que as grandes tecnológicas podem activar um "interruptor" político quando convém aos EUA. O que ontem era conforto hoje é vulnerabilidade estratégica.
A França não está sozinha. Alemanha, Áustria, Dinamarca ou cidades como Lyon já migram para software livre e soluções europeias. A mensagem é inequívoca: a dependência digital também é dependência política e começa a ser tratada como um risco de segurança. A Europa não quer servidores obedientes a Trump decidindo o que funciona e o que se desliga.”
Spanish Revolution

Nenhum comentário:

Postar um comentário