quinta-feira, 9 de novembro de 2017

VALSA SUBURBANA



Oscar Lorenzo Fernández (Rio de Janeiro4 de novembro de 1897 — Rio de Janeiro, 27 de agosto de 1948) foi um compositor brasileiro.

Filho de pais espanhóis, ainda rapaz começou a tocar nas festas dançantes do Centro Galego. Aos dezoito anos compôs a ópera Rainha Moura.
Em 1917 ingressou no Instituto Nacional de Música, onde iniciou os estudos de teoriaharmoniacontraponto e fuga, com os professores Francisco BragaHenrique Oswald e Frederico Nascimento, considerado seu mentor artístico.[1] Em 1923, por ocasião de um a doença de Nascimento, assumiu como substituto na cadeira de Harmonia, o que se tornou permanente dois anos depois.
Compositor brasileiro da fase nacionalista, tem obra relativamente pequena caracterizada pelo apuro formal. Marcou época o Trio Brasileiro, de 1924, para pianoviolino e violoncelo.
Em 1936 fundou o Conservatório Brasileiro de Música, o qual dirigiu até a sua morte, em 1948.

Sua obra abrange três períodos:
  • No primeiro período, de 1918 a 1922, se observa a influência do impressionismo francês, o uso da bitonalidade e a ausência de temática brasileira.
  • No segundo período, de 1922 a 1938, considerado como o ponto alto de sua produção, verifica-se uma forte presença nacionalista, com a utilização de temas folclóricos, que valorizam a presença das etnias branca, negra e índia na formação do Brasil, assim como a transformação moderna do país.
  • No terceiro período, de 1942 até a sua morte, sua obra assume um tom universalista. Compôs canções, suítes sinfônicas, balés, peças para piano, música de câmara, concertos e sinfonias.



Sua obra vocal está baseada na modinha e na música dos seresteirosToada pra Você é sua canção mais conhecida.

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