domingo, 21 de maio de 2023

PRIMEIRO LIVROS, AGORA BIBLIOTECAS


Tinha razão o historiador Toynbee quando previu que entraríamos num novo período de obscurantismo. É estarrecedor o que está ocorrendo nos EUA denunciado pelo diretor da Campanha Nacional por Justiça em uma mensagem com o título acima em que pede aos leitores de todo o mundo para enviarem doações para tentarem resistir a razia do Partido Republicano que pretende fechar as bibliotecas americanas. Vejamos suas palavras:

“As bibliotecas têm sido a pedra angular da sociedade americana, fornecendo acesso ao conhecimento e à informação, promovendo a alfabetização e servindo como centros comunitários. No entanto, agora em todo o país está ocorrendo uma tendência perturbadora emergindo em estados como a Flórida, Missouri, Texas e Idaho, onde os legisladores republicanos estão atacando as bibliotecas com cortes orçamentários, restrições de financiamento e leis de censura.
No Missouri, a Assembleia Legislativa do estado controlada pelos republicanos aprovou um orçamento que retira completamente os fundos de todas as bibliotecas do estado, fazendo alegações falsas de que os bibliotecários estão aliciando as crianças.
Essa mudança não apenas ameaça o acesso a livros e recursos, mas também põe em risco a programação educacional e o acesso à internet de que tantas pessoas dependem, especialmente aquelas que vivem em comunidades rurais.
Na Flórida, leis rígidas de censura forçaram os professores a negar às crianças o acesso a livros que poderiam potencialmente violar a lei que efetivamente fechou as bibliotecas e restringiu o fluxo de conhecimento aos alunos, independentemente da idade.
Funcionários do estado do Texas elaboraram uma lista de livros a serem removidos da biblioteca, e um bibliotecário que se recusou a obedecer foi demitido. Enquanto em Idaho, a menor agência do estado, a Idaho Commission for Libraries, sofreu um corte orçamentário devastador de US$ 3,8 milhões, que inevitavelmente prejudicará as bibliotecas rurais e prejudicará sua capacidade de fornecer pontos de acesso à tele-saúde e e-books.
As bibliotecas são mais do que edifícios cheios de livros. São centros comunitários que oferecem uma variedade de serviços, incluindo acesso a computadores, recursos de busca de emprego e programação para todas as idades. Eles fornecem um espaço seguro e acolhedor para as pessoas se reunirem, aprenderem e crescerem.
Obviamente, as bibliotecas também desempenham um papel vital na promoção da alfabetização e da educação. Eles oferecem acesso gratuito a livros, revistas e outros materiais de leitura, tornando mais fácil para as pessoas melhorarem suas habilidades de leitura e expandirem seus conhecimentos. Isso é especialmente importante para crianças em comunidades e famílias pobres, que se beneficiam muito do acesso gratuito a computadores e livros.
A redução do financiamento das bibliotecas limitará o acesso a esses recursos, tornando mais difícil para as pessoas adquirirem as habilidades de pensamento crítico necessárias para uma cidadania informada e participação ativa em uma sociedade democrática.
Os republicanos querem negar às gerações futuras a oportunidade de aprender e crescer. Não vamos deixar isso acontecer.
LeeAnn Hall, Diretor da Campanha Nacional por Justiça”
PS – Tradução livre do blogueiro. Este artigo não saiu no jornal A Tarde por não ser seu dia.
Paulo Ormindo de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário