Os aquedutos de Cantalloc, construídos pela civilização nasca nos áridos desertos do Peru há mais de 1.500 anos, continuam a cumprir o seu propósito até hoje.
Estes aquedutos possuem aberturas distintivas que permitem que o vento entre e impulsione a água dos aquíferos subterrâneos através de uma rede de canais subterrâneos, entregando eficientemente a água às áreas onde mais é necessária.
A região de Nazca é, sem sombra de dúvidas, muito conhecida por seus geoglifos intrigantes e gigantes esculpidos nas proximidades dos pampas da região, mas aqui estamos para te perguntar: você já ouviu falar dos Aquedutos Cantalloc? A antiga cultura nazca tinha um enorme conhecimento de engenharia, representado nestas estruturas hidráulicas icônicas.
Se você está organizando sua viagem pelo sul do Peru, certamente já deve ter encontrado algumas informações sobre Nazca, uma pequena cidade próxima às misteriosas Linhas de Nazca. No entanto, a famosa civilização marcou o início de uma era que, mais tarde, influenciou o desenvolvimento das sociedades sucessoras.
Os Aquedutos Cantalloc se configuram como um dos trabalhos de engenharia mais impressionantes do deserto peruano, e aqui nós vamos te contar tudo sobre eles.
Sobre os Aquedutos Cantalloc
Também chamados de “Puquios”, este é um grupo de 46 aquedutos construídos próximos à cidade de Nazca a cerca de 1.500 anos atrás, dos quais cerca de 32 destes permanecem em atividade desde suas construções.
Estes aquedutos são um exemplo vivo de um grande conhecimento de engenharia possuído pela cultura nazca, uma vez que eles foram utilizados para fornecer água às áreas de cultivo e lidar com a seca de modo estratégico.
Os aquedutos foram construídos em um formato espiral, alguns deles podem alcançar os 12 metros de profundidade e são estruturados com madeira resistente a água, retirada de uma árvore endêmica da região, chamada de “Huarango”.
Graças a estas estruturas hidráulicas, eles conseguiram fornecer água para o cultivo de milho, algodão, feijão e batatas. Algumas destas estruturas são utilizadas ainda hoje por fazendeiros locais.
Como visitar os aquedutos?
Os Aquedutos Cantalloc estão localizados a 450 quilômetros de Lima, mas a apenas 15 minutos de Nazca. Você pode fazer um passeio combinando este sítio arqueológico com o voo sobre as Linhas de Nazca, e assim não perderá nenhum detalhe enquanto estiver passando pelo deserto peruano.
Felizmente, nós estruturamos o tour privado pelos Aquedutos Cantalloc, para que você possa ter uma experiência completa e aproveitá-la ao máximo. Se você quiser adicionar este atrativo ao seu roteiro, então entre em contato com a nossa equipe que irá preparar tudo para você!
Sabemos que toda a engenharia e os mistérios de Nazca e de todo o território peruano irão te encantar do começo ao fim de sua aventura. Se você está curioso para saber mais, comece a viajar antes mesmo de sair de casa com nossos guias informativos sobre os destinos, assim você ficará por dentro de tudo que não pode perder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário