As famosas gárgulas de Notre Dame começam a ser instaladas na catedral parisiense.
Destruídas total ou parcialmente pelo incêndio de 2019, as figuras fantásticas de ar assustador foram reconstruídas uma a uma
Por Redação Casa e Jardim
Por Redação Casa e Jardim
As famosas gárgulas que adornam as fachadas externas de Notre Dame estão sendo reinstaladas em seus locais de origem após o incêndio devastador que consumiu a catedral em Paris (França) em 2019. A reconstrução total da catedral de Notre Dame está prevista para ser concluída em 2024.
As esculturas talhadas em pedra de ar sombrio e assustador são uma parte importante da história da igreja medieval do século 14 e chamam a atenção dos visitantes no lado externo. Muitas delas foram instaladas no século 19 pelo arquiteto Eugène Viollet le Duc.
Ao conferir um estilo ainda mais fantasmagórico à catedral gótica, as esculturas ficam entre os arcos butantes e pináculos, e têm uma função arquitetônica importante, servindo para projetar a água da chuva para longe das paredes da igreja, evitando estragar as pedras ou gerar infiltrações.
As gárgulas também teriam uma função mística, servindo como "guardiãs do templo". Representando monstros e animais fantásticos, existem para manter longe da catedral os demônios e forças do mal que amedrontam os fiéis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário