quinta-feira, 5 de outubro de 2023

EMPRESAS CHINESAS FORNECEM CARTÉIS MEXICANOS

 EUA sancionam empresas chinesas que fornecem a cartéis mexicanos os insumos para produzir fentanil, a droga 50 vezes mais potente que heroína

Por g1

A UNICAMP alerta casos de intoxicação por fentanil na região de campinas, no começo do ano
--:--/--:--

A UNICAMP alerta casos de intoxicação por fentanil na região de campinas, no começo do ano

Os Estados Unidos sancionaram, nesta terça-feira (3), uma rede chinesa por fornecer substâncias a traficantes de drogas para fabricar fentanil e outras drogas sintéticas.

Os chineses são acusados de fornecer produtos químicos a cartéis do México.


O Departamento de Justiça acusou oito empresas sediadas na China e 12 executivos "por crimes relacionados à produção, distribuição e importação de fentanil, outros opioides sintéticos, metanfetaminas e seus precursores químicos", ou seja, as substâncias com as quais as drogas são fabricadas, afirmou o procurador-geral Merrick Garland.


Além disso, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, sigla em inglês) do Departamento do Tesouro impôs sanções a 28 pessoas e empresas. Vinte e cinco delas estão na China (incluindo os sancionados pelo Departamento de Justiça) e três no Canadá.


Sinaloa e Jalisco Nueva Generación


Os cartéis de Sinaloa e Jalisco Nueva Generación estão entre os destinatários das substâncias produzidas pelos sancionados, incluindo Wang Shucheng e Du Changgen, segundo o Tesouro.

O governo dos EUA acusa Wang de ter ordenado que outros criassem empresas para usá-las como fachada no comércio global de produtos farmacêuticos. E Du lidera a rede responsável por fabricar e distribuir toneladas de precursores de nitacenos, fentanil, metanfetaminas e ecstasy (Molly ou MDMA).


A rede também é uma "fonte de fornecimento" para traficantes nos EUA, vendedores na dark web e lavadores de dinheiro em moedas virtuais.

Portanto, os EUA agora proíbem que eles usem seu sistema financeiro e impedem que os americanos realizem transações com eles.


Droga 50 vezes mais potente que a heroína


O fentanil, 50 vezes mais potente que a heroína, causou dezenas de milhares de mortes nos EUA em 2022 e prejudica as relações com o México.

Além dos precursores do fentanil, as empresas chinesas fabricam outras drogas sintéticas.

Uma delas é a xilazina, conhecida como tranq ou droga "zumbi". Originalmente, é analgésico veterinário. Geralmente mistura-se essa substância com fentanil. 


Essa mistura pode apodrecer a pele e levar a amputações. É extremamente perigoso porque a naloxona, um antídoto que pode reviver uma pessoa revertendo uma overdose de opioides, não é eficaz contra os efeitos da xilazina.


Outra substância preocupante são os nitacenos, que não são aprovados para uso médico nos EUA. Alguns deles são ainda mais potentes que o fentanil.


Além dessas substâncias, os EUA afirmam estar combatendo outras em constante evolução. Os traficantes se esforçam para mudar as fórmulas para escapar das forças de segurança.

No Brasil, existe risco de que fentanil seja misturado à cocaína ou ao crack
Ativar som

No Brasil, existe risco de que fentanil seja misturado à cocaína ou ao crack


Nenhum comentário:

Postar um comentário