sábado, 20 de outubro de 2018

SOFRENDO COMO STENDHAL.

Resultado de imagem para FOTOS DO ESCRITOR STENDHAL NA ITÁLIATínhamos passado uma semana a uma hora de Roma, nos montes Sabini onde eu fora convidado para participar da montagem teatral “Le cittá invisibile” de Italo Calvino pela companhia Potlach na milenar abadia de Farfa. Bem mais que milenar, aliás, já que acabavam de descobrir banhos romanos junto a igreja. Durante os descansos vagávamos pelos vilarejos e palácios de uma região ainda ignorada do turismo predador. De lá, alugamos por alguns dias uma casinha a dois passos da Piazza Navona e dos tritões de Bernini. Uma noite fomos ver o Buraco da Fechadura na Piazza dei Cavalieri di Malta desenhada por Pirasene. 

Resultado de imagem para CAPITÓLIO ROMA

Ousamos pisar o elegante pavimento do Capitólio imaginado por Michelangelo.  Em Nápoles, além de fugir das inúmeras tentativas de roubos – no ônibus, na pizzaria, no estacionamento, na Galleria Umberto, na Piazza Garibaldi – o deslumbramento com os azulejos do mosteiro de Santa Chiara, as redes e véus de mármore da capela de San Severo, os fastidiosos salões do palácio real dos Bourbon-Sicília, uma Madona com anjos de Boticelli e as delícias da pastelaria Scartuchio. 

Resultado de imagem para VILLA SAN MICHELE CAPRIEm Capri, uma homenagem silenciosa ao médico humanista Axel Munthe na atemporal Villa San Michele que tanto emocionou minhas leituras de adolescente. Voltamos a subir o mapa da bota mais bela do mundo até a medieval Orvieto, suspensa no ar, e sua catedral gótica de contos de fadas listrada de branco e preto. De manhã cedo iríamos à missa gregoriana da românica abadia de Sant´Antimo. Uma feira do mel escondida nas muralhas de Montalcino e uma lauta refeição no “Il Cantinone” no povoado perdido nas alturas da Abbadia San Salvatore...

Resultado de imagem para FOTOS DE SIENA ITALIADe repente, na véspera de visitar Siena, desmoronei.
Não aguento mais tanta beleza, tanta perfeição, tanta suntuosidade cultural. Tremendo, claustrofóbico, peço ao casal amigo com quem corremos por estradas vicinais e ruelas ao longo de três semanas para encurtarmos a viagem. Sinto-me asfixiado, à beira do colapso emocional. Necessito voltar com urgência a paisagens familiares, que não remetam com tanta insistência a toda minha cultura escolástica, a referências que pensava há muito esquecidas. Preciso descansar a mente e o olhar. Sinto tamanha opressão que meu estômago se contorce de dor.
Resultado de imagem para FOTOS DE STENDHALFelizmente, meus amigos não opõem nenhuma objeção a minha demanda e o confortável Citroën nos levará em poucas horas até a fronteira alpina onde logo após a fronteira dormimos num chalé francês.
Anos depois, durante nova estada em Roma, uma amiga psicóloga italiana me daria a chave deste mal-estar bizarro. “Mas, Dimitri, isto é algo muito conhecido na Itália. Chama-se Síndrome de Stendhal. 
Em Florença existe até uma clínica de repouso especializada nesta doença.”                                                                                      

Um comentário: