quinta-feira, 11 de outubro de 2018

HADDAD SE DEFINE

Resultado de imagem para fotos de haddad

Não sei se propositadamente ou não, uma importante afirmação de Haddad passou batida, na entrevista que deu ao vivo no JN.
Disse o candidato ser "social-democrata".
Não é uma afirmação qualquer, dessas que deveria passar despercebida. É um caso de DR interna eterna no PT. Como se sabe, várias das tendências do partido se colocam como socialistas. As duas definições estão longe de significar a mesma coisa e da mesma forma está longe da declaração de Haddad ser vã.
Ao se definir social-democrata, Haddad diz:
- Não sou contra a propriedade privada, mas proponho trabalhar para que todos tenham moradia;
- Não acredito na luta de classe, mas na união dos diversos segmentos sociais na busca das soluções para os seus problemas, tendo a pactuação como ferramenta.
- Não sou inimigo nem dos ricos e nem do capital, mas acredito ser possível criar condições de ascensão social para as classes menos favorecidas;
- Não sou adversário do agronegócio, nem vejo os grandes produtores como adversários da agricultura familiar, mas defendo que o governo apoie a agricultura familiar, considerando que os dois segmentos são economicamente e socialmente complementares.
- Defendo o meio ambiente, mas não posso querer que o país renuncie à sua vocação de desenvolvimento e creio que a função do Estado, nesse caso, é buscar o equilíbrio entre esses dois objetivos que não são antagônicos.
- Não defendo o Estado gigante, forte, mas sim uma sociedade sólida. O Estado a serviço da sociedade e não, como ocorre hoje no Brasil, a sociedade a serviço do Estado.
- Vou lutar contra o aparelhamento do Estado, mas vou valorizar a instituições civis.
Enfim, se ele não estiver mentindo e eventualmente vencer a eleição, vai enfrentar rapidinho oposição dentro do PT, como aliás, enfrentou como prefeito de São Paulo.
Eu acredito que ele está sendo verdadeiro e, social-democrata que sou (de verdade, o que exclui ser tucano) votei em Haddad no primeiro e vou repitir no segundo turno.
Waldomiro Santos Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário