sexta-feira, 10 de julho de 2020

A MOEDA ROMANA QUE ACABOU NA BAHIA



vintage portrait of sailors early 1900s | Vintage men, Vintage ...   Eles chegaram, jovens, sadios, alegres nos seus uniformes bem cortados. Filhos de irlandeses ou italianos – os negros eram mandados para frentes mais bélicas – cabelo muito curto, falavam alto dando muita risada. Esparramados nos seus veículos esquisitos chamados jeeps, botas no para-brisa ou fora do carro, jogavam caramelos para as crianças nas ruas de Casablanca. As mães não deixavam pegar porque podiam conter veneno. Os soldados ianques mastigavam durante horas algo bizarro que não se devia engolir porque aquilo podia colar o intestino e levar à morte. Nunca, até 1942, tínhamos ouvido falar em “chewing gum”. Mas eram bem-vindos por serem a garantia de que as tropas nazistas não invadiriam Marrocos.

Pouco antes do Natal, um grupo de amigos de minha mãe, recém-separada, foi convidado a almoçar num quartel americano perto de Meknés. Toda a comida vinha por avião dos EUA. Naqueles tempos de penosa restrição alimentar, ver chegar à longa mesa do refeitório perus inteiros deixou sem voz os convidados.

Volubilis - O que ver em Volubilis e como chegar saindo de Fez

Depois da lauda refeição, fomos até as ruínas romanas de Volubilis. Mas eu tinha só seis anos e aquilo não podia me seduzir. Reclamava do longo passeio sem graça debaixo do sol forte. A certa altura, cutucando o terreno arenoso com a ponta de meu sapato, avistei e peguei algo redondo e escuro. Minha mãe me disse que era uma moeda romana, uma peça de museu!
Foi assim que a museologia entrou na minha vida. Regressando à casa, levei a moeda até uma pequena sala vazia e, recolhendo alguns objetos velhos e quebrados, cacos de espelho, brinquedos, arrumei tudo no chão à volta do quarto e fui falar para minha mãe que tinha feito um museu. Não demorou em vir com os amigos conhecer este importante novo marco da memória romano/magrebina. Só que, na hora de entrarem, exigi pagamento. Todos, com muita risada, deram algum trocado.
Cresci, fui morar em várias capitais de três continentes. A moeda sempre me acompanhou e hoje está numa vitrina da biblioteca, junto a um monte de pequenos objetos com e sem valor.

Frases de Marco Aurelio (492 citações) | Citações e frases famosasAbro minha casa, declarada casa-museu pelo Ministério da Cultura, a quem tem curiosidade em conhecê-la. Certo dia, apareceram dois jovens americanos estilo “play-boy surfista”. Começou a visita do acervo. De repente um deles me pede para examinar a moeda. “Que interessante! É do imperador Marcus Aurélio, que viveu no segundo século depois do Cristo. Era um imperador de grande cultura. Escreveu até um livro...”. Olhei para ele com desmedida surpresa. Este garoto de bermuda, havaianas e protetor solar branco no nariz, este monte de músculos, era um especialista em numismática romana, uma enciclopédia ambulante, uma fera. 
Queira ou não, você sempre terá algum preconceito.

Dimitri Ganzelevitch
Jornal A Tarde
Sábado 11/07/20



Nenhum comentário:

Postar um comentário