terça-feira, 28 de julho de 2020

CENTRO GEORGES POMPÍDOU

A imagem pode conter: céu, ponte e ar livre
Centro Nacional de Arte e de Cultura Georges-Pompidou, mais conhecido como "Centro Pompidou" ou "Beaubourg", é uma instituição poli cultural, localizada no coração de Paris, em frente a Praça Georges Pompidou, bairro do Marais, no 4º distrito (arrondissement), de Paris.
Ideia original do presidente da França, Georges Pompidou, (1969-1974), para criação de um complexo cultural reunindo num mesmo local, arte moderna, contemporânea, artes plásticas, biblioteca, literatura, cinema e música.
Inaugurado em 31 de janeiro de 1977, pelo presidente sucessor, Valéry Giscard d’Estaing (1974-1981).
Projeto dos arquitetos: Renzo Piano (italiano), do inglês, Richard Rogers (inglês), e Gianfranco Franchini (italiano).
Extremamente arrojado é considerado hoje como um dos principais exemplos da arquitetura "Higt-Tech" ou alta Tecnologia industrial, com objetivos estéticos.
Os andares foram construídos sem obstáculos, amplos e livres para circulação dos visitantes e para as manifestações culturais.
O acesso aos oito andares do complexo é feito por uma escada rolante exterior, que se encontra dentro de um tubo de vidro.
Toda parte técnica e mecânica é feita por tubulações aparentes, com cores vibrantes: AZUL, para os tubos de ar condicionado; VERDE, para as tubulações de água; AMARELO, para os tubos de energia; VERMELHO, para os elevadores e escada rolante, e BRANCO para os dutos de ventilações subterrâneas.
No Rooftop (último andar) se encontra o restaurante "GEORGES", lugar ideal para um almoço ou um jantar romântico, com uma linda vista de Paris.
TOM PAVESI

Nenhum comentário:

Postar um comentário