terça-feira, 28 de julho de 2020

CRIME NO CAIRO

CRIME GRAVE DE LESA PATRIMÔNIO NO CAIRO ACONTECENDO AGORA


A denuncia foi feita no dia 20 de julho por um herói destemido chamado Youssof Osama




O assunto é o mais grave o possível ! Sepulturas no Egito Mameluco que fazem parte de uma área protegida e é composta por Tumulos seculares esta sendo demolida sumariamente para dar espaço a uma rodovia


Vídeos e fotos mostrando a demolição de túmulos para dar lugar a uma nova rodovia no histórico Cairo se espalharam pelas redes sociais no Egito desde 18 de julho.
Quando a construção começou, críticas à destruição do cemitério vieram de moradores do Cairo com famílias enterradas nos túmulos, bem como historiadores e arquitetos que dizem que os edifícios na área devem ser preservados. As autoridades do Cairo responderam que não destruíram nenhum monumento islâmico registrado.


Os vídeos mostram a demolição de uma parede exterior de uma tumba na rua Qansuh Al Ghuri, no cemitério do norte da necrópole do Cairo em 18 de julho.
Vídeos e fotos mostrando a destruição de túmulos estao sendo mostrados a cada dia , pois os egípcios criticaram seu governo por ameaçar monumentos históricos e culturalmente importantes.


“O pior álbum de antiguidades que fotografei em minha vida e as piores fotos da necrópole dos mamelucos em sua vida. Apenas para documentação ”, escreve uma legenda.
A Necrópole do Cairo, ou a Cidade dos Mortos, é uma coleção de vastos cemitérios que datam do século VII. Os cemitérios, mesquitas e monumentos nessas áreas fazem parte do Cairo Histórico, que está incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO . Ao longo dos séculos, governantes e elites históricos, bem como pessoas comuns, foram colocadas para descansar lá.


O projeto da rodovia Paradise Axis visa ligar a Praça Al Fardous (na extremidade oeste do Cemitério do Norte) à Rodovia Tantawy, conectando efetivamente o Velho e o Novo Cairo. Para construir a mais nova seção da rodovia, oito metros de terra tiveram que ser tomados de cada lado de Qansuh Al Ghuri, uma rua que atravessa o Cemitério do Norte.


Esta parte do cemitério é caracterizada por edifícios um pouco mais novos do que outras áreas da Necrópole, com muitos túmulos notáveis ​​que datam do período mameluco (do século XIII ao XVI). Várias mesquitas e mausoléus desse período estão localizados perto do local da construção, incluindo o Túmulo de Al Zahir Qansuh, um sultão mameluco.


O videomaker aqui mostra a destruição de edifícios na rua Qansuh Al Ghuri, no histórico Cairo, enquanto aponta os monumentos históricos ao redor da área.
Segundo o chefe do setor de antiguidades islâmicas, coptas e judaicas, nenhum dos edifícios demolidos era histórico. A Província do Cairo também disse que apenas as paredes externas das tumbas foram destruídas e que serão substituídas em um estilo arquitetônico semelhante para preservar o patrimônio cultural da região.
As terras da Necrópole já foram tomadas pelo governo para projetos de obras públicas antes. Projetos de desenvolvimento focados no aumento da mobilidade no Cairo através da construção de estradas através dos cemitérios estão em andamento desde pelo menos 2011.
'Significam a memória coletiva e o mosaico arquitetônico de uma nação'


O Dr. Wael Salah Fahmi, professor de arquitetura e design urbano da Universidade Helwan, no Cairo, descreveu o caráter da área do Cemitério do Norte:
O tecido urbano nos cemitérios é caracterizado pelos santuários arquitetônicos e históricos da Idade Média da era mameluca, túmulos significativos de figuras políticas, religiosas e culturais de destaque, ahwash (edifícios de um andar com pátios onde os mortos foram enterrados) de propriedade de Cairene famílias de várias gerações e, finalmente, as ilhas residenciais, que são principalmente edifícios informais que ocupam terrenos vazios e terrenos. Os valores arquitetônicos e patrimoniais desses cemitérios das cidades centrais estão basicamente fora de debate. Além de fazer parte do património da UNESCO no Cairo Islâmico, eles significam a memória coletiva de uma nação e o mosaico arquitetônico.


Apesar de negar a destruição de qualquer edifício historicamente importante, o Conselho Supremo de Antiguidades do Egito criou um comitê para inspecionar os restos da demolição para decidir se algum detrito decorado ou inscrito deve ser exibido nos museus.
O local do projeto da rodovia passa por uma fileira de mausoléus da família que normalmente têm várias salas onde os mortos estão enterrados e uma parede externa ao redor.
As pessoas que possuem terras adjacentes ao projeto da rodovia no Cemitério do Norte foram informadas pelas autoridades do Cairo em 15 de junho que devem transferir os restos de seus familiares enterrados lá antes que a construção comece em um mês.


Cartas das autoridades do Cairo dizem que os proprietários de terras devem realocar suas sepulturas antes do início das obras.
- Temos túmulos em Al Gharif que herdamos de nossos ancestrais. A delegação do conselheiro do presidente quer confiscar nossas sepulturas e literalmente desenterrar nossos mortos para criar a estrada. Eles querem uma resposta em 48 horas. Não tenho palavras ', diz este pôster.
"Eles já estão mortos, por que eles simplesmente não os deixam em paz?"
Em 24 de junho, Adam (nome alterado para privacidade) e sua família descobriram que eram obrigados a remover alguns dos restos mortais de seus familiares falecidos antes que os prédios fossem demolidos. Os avós e bisavós de Adam, bem como um primo, estão todos enterrados em uma estrutura de tumba familiar em Qansuh Al Ghuri.
Documentos compartilhados por Adam mostram que ele e sua família são donos da terra onde as sepulturas estão localizadas há mais de 70 anos. No entanto, a Constituição do Egito permite o seqüestro de propriedades privadas no caso de proporcionar um bem público.
Adam relatou que sua família não foi compensada por seus problemas e nem receberam sepulturas alternativas:
Minha mãe e meu tio tentaram tomar uma ação legal, mas disseram-lhes que isso levaria tempo e provavelmente nunca tomariam nenhum direito do governo. Também ouvimos dizer que eles distribuíram túmulos alternativos, mas fomos informados de que não temos direitos sobre eles, pois eles tomarão metade de nossa terra - não toda. Ainda precisávamos mover alguns restos. Pedimos outras sepulturas novas, mas eram muito caras. Existem mais baratos, mas tivemos que esperar e não tivemos tempo. Meu tio e meu irmão foram e levaram os restos das mulheres para serem enterrados ao lado dos homens, pois supunham que precisavam da área em que nossas mulheres estão enterradas, não de todo o lugar.
Depois que os mudamos, eles demoliram a outra parte do muro nos túmulos. Nos sentimos horríveis. Minha mãe não acreditou no começo, mas depois ela chorava todos os dias. Ela disse: 'Eles já estão mortos, por que eles simplesmente não os deixam em paz?'
Esta não é a primeira vez que os túmulos são movidos para projetos públicos. Em 2019, 76 famílias foram compensadas pela realocação de túmulos pelo governo no distrito de Ain Al Hayat , no sudeste do Cairo.
"Eu sinto que é uma traição '
Os túmulos e monumentos no cemitério do norte foram construídos antes da rápida expansão do Cairo na década de 1960. Mas nas últimas décadas, moradias, estradas e espaços comerciais invadiram a Cidade dos Mortos. A urbanização e o desenvolvimento elevaram os preços no Cairo e causaram uma demanda por moradias mais baratas, mais distantes do centro da cidade - empurrando as pessoas para o Cairo Histórico. Alguns dos moradores mais pobres do Cairo foram forçados a se agachar em túmulos e mausoléus vazios.
Mas pessoas como Adam, cujas famílias são donas de terras no cemitério há décadas, acham que as reintegrações de posse do governo para projetos públicos são injustas.
Esta área era como um deserto quando os túmulos foram construídos, mas a cidade foi expandida até chegar aos túmulos. Não é nossa culpa - meus avós tiraram uma licença legal do governo para poder enterrar a família. Como eles poderiam tirar isso de nós? Não me sinto seguro pela minha família. Eu sinto que é uma traição. Sinto-me triste pelos meus avós, a quem amo e nos sentimos incapazes de fazer qualquer coisa por eles.

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