quinta-feira, 24 de novembro de 2022

ROSEBUD

 

O trenó original do filme de Orson Welles acaba de ser encontrado em um antiquário dos EU pelo cineasta Bernard Attal

O significado de Rosebud, segundo Orson Welles

Eu queria fazer um filme que não fosse uma narrativa de ação, mas um exame de personagem. Para isso, desejei um homem de muitos lados e muitos aspectos. Foi minha ideia mostrar que seis ou mais pessoas poderiam ter as mais amplas e divergentes opiniões quanto à natureza de uma única personalidade. Obviamente, tal noção não poderia ser elaborada se se aplicasse a um cidadão americano comum.

Eu imediatamente decidi que meu personagem (Charles Foster Kane) deveria ser um homem público – um homem extremamente público – extremamente importante…

Muitos filmes e novelas obedeceram rigorosamente à fórmula da “história de sucesso”. Desejei fazer algo bem diferente. Eu queria fazer um filme que pudesse ser chamado de “história de fracasso”. Eu não queria retratar um industrial cruel e talentoso, saindo de um simples lenhador ou condutor de bonde a uma posição de riqueza e destaque. (…) Minha história não era, portanto, sobre como um homem que ganha dinheiro, mas o que ele faz com seu dinheiro – não quando envelhece, mas ao longo de toda a sua carreira. O homem que tem dinheiro e não se preocupa em ganhar mais naturalmente deseja usá-lo para o exercício do poder…

A mais básica de todas as ideias era a de uma busca pelo verdadeiro significado das palavras finais, aparentemente sem sentido, desse homem. Kane foi criado sem família. Ele foi arrancado dos braços de sua mãe na infância. Seus pais eram um banco. Do ponto de vista de um psicólogo, meu personagem nunca havia feito o que se chama de “transferência” de sua mãe. Daí seu fracasso com suas esposas. Ao deixar isso claro no decorrer do filme, essa foi minha tentativa de levar os pensamentos de minha audiência para cada vez mais perto da solução do enigma de suas últimas palavras. Estas eram “Rosebud”. O dispositivo da imagem pede que um jornalista (que não conhecia Kane) entreviste pessoas que o conheceram muito bem. Ninguém nunca tinha ouvido falar de “Rosebud”. Na verdade, ao que parece, “Rosebud” é o nome comercial de um pequeno trenó barato com o qual Kane estava brincando no dia em que foi levado para longe de sua casa e de sua mãe. Em seu subconsciente, representava a simplicidade, o conforto, acima de tudo a falta de responsabilidade em seu lar, e também representava o amor de sua mãe, que Kane nunca perdeu.

Nas horas em que estava acordado, Kane certamente se esquecera do trenó e do nome que estava pintado nele. Os livros de casos de psiquiatras estão cheios dessas histórias. Era importante para mim, no filme, contar ao público da forma mais eficaz possível o que isso realmente significava. Obviamente, seria pouco dramático e decepcionante se um personagem arbitrário da história aparecesse com a informação. A melhor solução foi o próprio trenó. Agora, como esse trenó ainda poderia existir desde que foi construído, em 1880?

Era preciso que meu personagem fosse um colecionador, o tipo de homem que nunca joga nada fora. Eu queria usar como símbolo – na conclusão do filme – uma grande extensão de objetos – milhares e milhares de coisas, uma das quais é “Rosebud”. Esse campo de propriedades teatrais inanimadas eu queria para representar a própria pilha de poeira da vida de um homem. Eu queria que a câmera mostrasse coisas bonitas, coisas feias e coisas inúteis também – na verdade, tudo, que poderia representar uma carreira pública e uma vida privada. Eu queria objetos de arte, objetos de sentimento e apenas objetos simples. Não havia maneira de fazer isso, exceto tornar meu personagem, como já disse, um colecionador e dar a ele uma grande casa para guardar suas coleções. A própria casa me ocorreu como uma tradução literal em termos dramáticos da expressão “torre de marfim”. O protagonista da minha “história de fracasso” teve de se retirar de uma democracia que seu dinheiro não consegue comprar e seu poder não consegue controlar.

Existem dois retiros possíveis: a morte e o útero. A casa era o útero. Aqui também estava toda a grandeza, todo o despotismo, dos quais meu homem se viu carente no mundo exterior. Tal era sua propriedade – tal era o repositório óbvio de uma coleção grande o suficiente para incluir, sem forçar a credulidade do público, um pequeno brinquedo do passado morto de um grande homem.

Orson Welles, cineasta, em um comunicado à imprensa divulgado pela RKO Radio Pictures antes do lançamento do filme, em maio de 1941, retirado do site Wellesnet (“Orson Welles: The meaning of Rosebud in Citizen Kane“; leia aqui em inglês). Acima e abaixo, cenas de Cidadão Kane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário