domingo, 30 de abril de 2017

A LEMBRANÇA DE UM ROSTO

A lembrança de um rosto pode segui-lo 
durante uma vida inteira.

Resultado de imagem para fotos de amaliarodrigues  Madri ainda é uma cidade miserável. A guerra civil acabou, mas deixara marcas por toda parte. Marcas de balas e afirmações franquistas elegantemente grafitadas nas paredes. Arriba España, Primo de Rivera. España no hay más que uma, Viva Franco. Marcas mais secretas, feridas sangrentas. Quitandas pobres e poeirentas. Povo calçado de sapatilhas, algodão e sola de corda, na neve suja derretendo. Pesado olor de fritura de azeite de oliva mal refinada. Metrô fedorento e escuro...
Mas aos dezessete anos, eu vou ligar para isso?

Pela primeira vez uma companhia estrangeira de dança clássica, o London Festival Ballet, esteve no palco do Teatro Madrid por uma semana e esta noite, a última, fomos convidados para uma festa de confraternização no tal palco. Morenos bailarinos andaluzes se misturam a graciosas e douradas dançarinas. É a primeira vez que piso bastidores, que estou no meio de tantos artistas, alguns deles famosos.

Mais de meio século desapareceu...
Vejo-a como se fosse ontem, no meio da multidão. Ela se destaca sem esforço.
Tem luz especial.
Estatura média, quadris e seios feitos para parir e alimentar filhos, envolta num vestido negro “de lunares” brancos. Maxilar quadrado, cabelo como ondas noturnas à volta de uma face plena, generosa, lunar, onde brilham dois planetas profundos. Máscara perfeita. Quem é? pergunto a meus acompanhantes.
Uma cantora portuguesa. Amália Rodrigues.  Portuguesa com certeza. Ouvi vagamente falar nela, em Lisboa, onde minha mãe mora há quase um ano.
Este rosto me fascinará pelo resto da vida. Desde a primeira olhada.

Nossos caminhos por várias vezes se cruzarão. Não vou agora pretender sermos amigos íntimos, mas os raros encontros são carinhosos e a conversa natural. Jantamos juntos no Café des Artistes, reduto das estrelas do show biz em Paris, depois do concerto no Olympia. Nos encontramos durante uma filmagem no Cabo da Roca, vento ácido de salitre movimentando os moinhos. Sei mais de seus amores que ela dos meus, pelo menos assim suponho. Seu rosto me hipnotiza, de longe nos freqüentes palcos, de perto em eventuais casas amigas.

A casa de Joaquim Mitninsky, decorador lisboeta, cuja belíssima casa na Rua da Horta Seca, a dois passos do Chiado, é a imagem perfeita da ostentação, beirando, sem porém  cair, no ridículo. O sofisticadíssimo judeu adora convidar os colunáveis do momento. Eu, colunável? Nem tanto. Devo servir como tapa-buraco, para não serem treze à mesa, ou faltando um homem para equilibrar o ambiente...

Estou a conversar com uma senhora brasonada de idade definida, dessas que não mais pulam cercas. Obrigatório vestidinho preto, obrigatório colar de pérolas, cabelos brancos laqueados, no dedo antigo anel de brilhantes, evidente joia de família.
Do outro lado da sala, está Amália, à volta de quem o jantar foi organizado, assediada, como sempre e em qualquer lugar. Escuta mais do que fala, xale sedoso nos ombros, longos brincos filigranados de ouro, como das noivas da Beira Alta.
De que estamos falando? Nada de memorável. De repente, Amália olha na nossa direção, se separa do grupo e vem nos cumprimentar. Sua atenção dirige-se à velha condessa, encantada por ter sido notada.
“A senhora se lembra de mim?” pergunta Amália.
“E quem poderia esquecer Amália?” responde a anciã sorrindo.
- Não, senhora. Estou falando de muitos anos atrás...
... Interrogação silenciosa da interlocutora.
- A senhora não se lembra, mas eu costumava tocar a sua porta... Sua casa ainda é em Alcântara?...
- Sempre!
- Eu tocava a sua porta, quando tinha meus doze, treze anos, para lhe vender laranjas...

A velha condessa fixa Amália com seus olhos embaçados, sem poder articular uma só palavra. Nem eu. A emoção se faz sólida, concreta. Amália sorri, acrescenta umas palavras gentis e volta ao grupo inicial.

Conheci autênticas rainhas ao longo de minha vida.
Amália foi uma delas.

Dimitri Ganzelevitch                               
Salvador 23 de dezembro de 2007.





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