domingo, 23 de abril de 2017

ZORBA DANÇA


Zorba the Greek (br/ptZorba, o Grego; em gregoΑλέξης Ζορμπάςtransl.: Alexis Zorbas) é um filmegrecoamericano de 1964, baseado no romance homônimo de Nikos Kazantzakis.
O filme foi dirigido por Michael Cacoyannis e o personagem-título foi interpretado por Anthony Quinn — que não era grego, mas mexicano. O elenco incluiu Alan Bates como um visitante britânico. O tema, "Sirtaki", de Mikis Theodorakis, tornou-se famoso e popular como canção e dança (especialmente em festas).
O filme foi rodado na ilha grega de Creta. Lugares específicos incluem a cidade de Chania, a região de Apocórona, nomeadamente na península de Drápano, e a península de Acrotíri. A famosa cena onde o personagem interpretado por Quinn dança o Sirtaki foi rodada na praia do vilarejo de Stavros.
Zorba the Greek quase foi nominado para o Oscar de melhor ator coadjuvante para o ator Sotiris Moustakas, mas acabou sendo rejeitado devido à sua participação curta demais. Na Grécia, o ator é felicitado pelo seu desempenho como o bobo da cidade. O filme foi distribuído pela 20th Century Fox.

Hoje seria aniversário do grande Anthony Quinn, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu desempenho nos filmes Viva Zapata! (1954) e Sede de Viver (Lust for Life, 1957). Esteve presente também em outras grandes produções, como A Estrada da Vida (La Strada, 1954), Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962), Os Canhões de Navarone (The Guns of Navarone, 1961), As Sandálias do Pescador (The Shoes of the Fisherman, 1968) e O Corcunda de Notre Dame (The Hunchback of Notre Dame, 1956). Abaixo uma pequena homenagem em um de seus maiores momentos no cinema, no longa Zorba, o Grego (Zorba the Greek, 1964)

Nenhum comentário:

Postar um comentário