sábado, 26 de agosto de 2017

DE NELSON RODRIGUES

Resultado de imagem para FOTOS DE DOSTOIEVSKI "Certa vez, um erudito resolveu fazer ironia comigo. Perguntou-me: ´O que é que você leu?´ 
Respondi: ´Dostoiévski´. 
Ele queria me atirar na cara os seus quarenta mil volumes. Insistiu: ´Que mais?´. 
E eu: ´Dostoievski´. 
Teimou: ´Só?´. 
Repeti: ´Dostoiévski´. 
O sujeito, aturdido pelos seus quarenta mil volumes, não entendeu nada. Mas eis o que eu queria dizer: pode-se viver para um único livro de Dostoiévski. Ou uma única peça de Shakespeare. Ou um único poema de não sei quem. 
O mesmo livro é um na véspera e outro no dia seguinte. Pode haver um tédio na primeira leitura. 
Nada, porém, mais denso, mais fascinante, mais novo, mais abismal do que a releitura".

Um comentário:

  1. Por isso tenho o hábito de reler meus livros, é como rever velhos amigos e reaprender muita coisa !

    ResponderExcluir