Dia 29 de agosto de 2017, por iniciativa do gestor legislativo do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, ver. Odiosvaldo Vigas, um dos mais importantes sambistas do Brasil, o baiano Oscar da Penha, o Batatinha, será homenageado no mês do seu aniversário.
Nascido em 5 de agosto de 1924, a importância histórica de Batatinha como poeta e cancioneiro brasileiro será relembrada através do projeto Curta Cinema, do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, com a exibição do excelente longa "Batatinha - O Poeta do Samba", dirigido por Marcelo Rabello.
O documentário recupera, em belas imagens, a trajetória e a ambiência vivida por Oscar da Penha.
Rabello como diretor e roteirista, fez de Batatinha a estrela maior do seu próprio documentário, conseguindo relatos comoventes da gente que viveu o tempo todo com ele e que endossam o seu talento submetido ao provincianismo da Salvador de outrora. O filme já participou de diversos festivais de cinema sendo premiado em vários, a exemplo: V Panorama Internacional Coisa de Cinema - Salvador BA-Março/09 - Prêmio de Melhor Longa Metragem - Júri Popular; 13o. Festival do Filme Documentário e Etnográfico (forumdoc.bh.2009) - Belo Horizonte/MG - novembro/09 - Menção Honrosa do Júri; 14a. Mostra Internacional do Filme Etnográfico - Rio de Janeiro/RJ - Dezembro/09 - Prêmio da ABDeC - Melhor Produção Cultural Cinematográfica, entre outros.
Após a exibição do filme, teremos um bate papo mediado pelo Vereador Odiosvaldo Vigas, com Marcelo Rabello, e três filhos de Batatinha: Arthur Emilio dos Santos Penha, Joseval dos Santos Penha e Antonio dos Santos Penha. A família Batatinha, através da Associação Casa de Batatinha, fundada em 2007, mantém viva a memória do poeta, levando para todas as gerações a história do samba baiano. Em seguida encerraremos com uma apresentação indispensável do samba de Batatinha, em voz e violão. Samba lamento do poeta que fez história na Bahia e no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário