segunda-feira, 28 de agosto de 2017

BATATINHA, O POETA DO SAMBA


Dia 29 de agosto de 2017, por iniciativa do gestor legislativo do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, ver. Odiosvaldo Vigas, um dos mais importantes sambistas do Brasil, o baiano Oscar da Penha, o Batatinha, será homenageado no mês do seu aniversário. 

Nascido em 5 de agosto de 1924, a importância histórica de Batatinha como poeta e cancioneiro brasileiro será relembrada através do projeto Curta Cinema, do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, com a exibição do excelente longa "Batatinha - O Poeta do Samba", dirigido por Marcelo Rabello.

O documentário recupera, em belas imagens, a trajetória e a ambiência vivida por Oscar da Penha.

Rabello como diretor e roteirista, fez de Batatinha a estrela maior do seu próprio documentário, conseguindo relatos comoventes da gente que viveu o tempo todo com ele e que endossam o seu talento submetido ao provincianismo da Salvador de outrora. O filme já participou de diversos festivais de cinema sendo premiado em vários, a exemplo:  V Panorama Internacional Coisa de Cinema - Salvador BA-Março/09 - Prêmio de Melhor Longa Metragem - Júri Popular; 13o. Festival do Filme Documentário e Etnográfico (forumdoc.bh.2009) - Belo Horizonte/MG - novembro/09 - Menção Honrosa do Júri; 14a. Mostra Internacional do Filme Etnográfico - Rio de Janeiro/RJ - Dezembro/09 - Prêmio da ABDeC - Melhor Produção Cultural Cinematográfica, entre outros.

Após a exibição do filme, teremos um bate papo mediado pelo Vereador Odiosvaldo Vigas, com Marcelo Rabello, e três filhos de Batatinha: Arthur Emilio dos Santos Penha, Joseval dos Santos Penha e Antonio dos Santos Penha. A família Batatinha, através da Associação Casa de Batatinha, fundada em 2007, mantém viva a memória do poeta, levando para todas as gerações a história do samba baiano. Em seguida encerraremos com uma apresentação indispensável do samba de Batatinha, em voz e violão. Samba lamento do poeta que fez história na Bahia e no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário