Nascida como Assunta Adelaide Luigia Modotti Mondini em Údine (Friul), em 1913, aos dezesseis anos, imigrou para os Estados Unidos para juntar-se ao pai em São Francisco, Califórnia.
Atraída pelas artes performáticas sustentadas pela comunidade imigrante italiana em Bay Area, Modotti experimentou com encenações. Ela estrelou várias peças, operas e filmes mudos no final dos dá década de 1910 e começo dos anos 20, enquanto também trabalhava como modelo de artistas.
Em 1918, ela começou uma relação com Roubaix "Robo" de l'Abrie Richey. Originalmente um garoto de fazenda do Oregon chamado de Ruby, o artista/poeta assumiu o nome boêmio de Roubaix.
Modotti mudou-se com ele para Los Angeles buscando uma carreira na indústria do cinema. Embora morassem juntos e vivessem como marido e mulher, não eram legalmente casados.
Sempre representando a femme fatale, a carreira de Modotti culminou no filme de 1920, The Tiger's Coat. Ela teve papéis menores em mais dois filmes.
O casal entrou em um círculo de amizades boêmio. Um desses camaradas era Ricardo Gomez Robelo. Outro era o fotógrafo Edward Weston.
Alguns sugerem que Modotti foi iniciada na fotografia ainda criança na Itália, onde seu tio, Pietro Modotti, possuía um estúdio. Depois, também nos Estados Unidos, seu pai gerenciou um estúdio similar por um breve período.
Quando estava em Los Angeles, conheceu o fotógrafo Edward Weston e sua assistente Margrethe Mather. Foi através de seu relacionamento com Weston que Modotti desenvolveu-se como uma importante artista plástica, fotógrafa e documentarista.
Por volta de 1921, Modotti já era a modelo favorita de Weston e, em outubro daquele ano, sua amante. Ricardo Gomez Robelo tornou-se chefe do departamento de belas artes do ministério de educação do México, e persuadiu Robo a vir para o México com a promessa de emprego e um estúdio.
Robo mudou-se para o México em dezembro de 1921. Não ciente do caso de Tina, Robo levou consigo as fotos feitas por Weston com o intuito de montar uma exibição do seu trabalho e o de Weston.
Quando ela estava indo juntar-se com Robo, Modotti recebeu a notícia de sua morte por varíola em 9 de fevereiro de 1922.
Devastada, Modotti chegou dois dias depois de sua morte. Em março de 1922, determinada a ver a visão de Robo concluída, ela montou uma exibição de duas semanas com os trabalhos de Robo e Weston na Academia Nacional de Belas Artes na Cidade do México.
Ela sofreu uma segunda perda com a morte de seu pai, a qual forçou seu retorno a San Francisco posteriormente em março de 1922. Em 29 de julho de 1923, Modotti embarcou em uma viagem de barco de volta a Cidade do México com Weston e seu filho Chandler, deixando a mulher de Weston, Flora e mais três filhos.
Modotti concordou em manter o estúdio de Weston de graça em troca de seus conselhos sobre fotografia. O fotógrafo mexicano Manuel Alvarez Bravo dividiu a carreira de Modotti em duas distintas categorias. "Romântica" e "Revolucionária", sendo que o primeiro período incluía o tempo despendido como assistente de quarto escuro, gerente, e finalmente, como parceira criativa.
Juntos eles abriram um estúdio de retratos na Cidade do México e eram comissionados a viajar o México fazendo imagens para o livro de Anita Brenner, intitulado Idols Behind Altars. As contribuições relativas de Modotti e Edward Weston ao projeto foram pauta para debate. O filho de Edward Weston, Brett Weston, que acompanhou os dois durante o projeto, indicou que as fotografias foram tomadas por Weston.
Em geral, Edward Weston foi comovido pela paisagem e arte folclórica do México a criar trabalhos abstratos, enquanto Modotti era mais cativada pelo povo do México e fundiu este interesse humano com uma estética modernista.
No México, Modotti fundou uma comunidade cultural e política "avant-gardists". Ela tornou-se a fotógrafa favorita para o crescente movimento mexicano de murais, documentando os trabalhos de José Clemente Orozco e Diego Rivera.
Seu vocabulário visual amadureceu durante este período, com seus experimentos com arquitetura de interiores, flores e paisagens urbanas, e especialmente com suas muitas imagens líricas de camponeses e trabalhadores.
Sua exibição retrospectiva na Biblioteca Nacional em dezembro de 1929 foi anunciada como "A Primeira Exibição Revolucionária do México". Modotti e Weston rapidamente gravitaram em direção ao cenário boêmio da capital, e usaram suas conexões para criar um crescente negócio de retratos.
Foi também durante esse período que Modotti se reunia com diversos políticos radicais comunistas, incluindo três líderes do partido comunista (Xavier Guerrero, Julio Antonio Mella e Vittorio Vidali) que eventualmente iriam todos envolver-se romanticamente com Modotti.
A partir de 1927, ano em que filiou-se ao partido comunista, uma muito mais politicamente ativa Modotti percebeu seu foco mudando e mais do seu trabalho tornando-se politicamente motivado.
Por volta do mesmo período, suas fotografias começaram a ser apresentadas em publicações tais como Mexican Folkways, Forma e as mais radicais El Machete, Arbeiter-Illustrierte-Zeitung (AIZ) e New Masses.
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