terça-feira, 29 de agosto de 2023

LIGIA



De acordo com matéria publicada na revista Marie Claire em novembro de 2000, "Ligia", uma das mais belas composições de Tom Jobim, foi escrita para Lygia Marina de Moraes (foto), professora de pré-primário de uma das filhas do compositor. Ela e Tom se conheceram em 1968, no bar Veloso, em Ipanema, em uma tarde fria e chuvosa.
Segundo Lygia, ela e uma amiga estavam sentadas na varanda quando viram Tom conversando com o fotógrafo Paulo Góes. "Os dois acabaram se sentando na nossa mesa. Quando contei ao Tom que era professora da sua filha Beth, ele teve um ataque de riso e disse: 'É a primeira vez que paquera vira reunião de pais e mestres!'. E eu babando: imagine, em 68, Tom era um dos homens mais lindos do Brasil", conta.
Apesar de nunca ter havido nada entre os dois, o encontro daria origem ao samba-canção gravado por Chico Buarque no LP "Sinal Fechado", de 1974. Na época, Tom era casado e Lygia logo depois se casou com o cineasta Fernando Amaral. Após se separar de Amaral, Lygia se casou com o escritor Fernando Sabino, amigo de Tom. Por muitos anos, Tom negou que Lygia fosse sua musa, em respeito a Sabino. Só em 1994, quando o casal se separou, ele admitiu a inspiração aos amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário