domingo, 31 de julho de 2016

OCUPAÇÃO CRUZ DO PASCOAL

ANDRÉ OLIVEIRA
Hoje eu optei por não deixar passar mais uma oportunidade de me mexer, muito menos de estar onde eu quero estar.
Minha cerveja hoje é com amigos e moradores do Sto Antônio, tomando conta da nossa rua, cuidando do nosso lugar, sem arere, nem confusão, nem gritaria que não vale o grito quando se tem razão.
Fui à Cruz do Pascoal ontem a noite e compreendi de perto, com os comerciantes e moradores, o que de fato aconteceu na ação da Prefeitura, nada diferente do que já sabemos. Ação truculenta, sem aviso prévio, muito menos negociação. A famosa ORDEM PÚBLICA, órgão que só no nome me dá agonia, chegou e botou ordem no lugar que não pertence a eles, contra a vontade de todos dali.
Pode parecer simples a retirada de algumas mesas e cadeiras do largo, mas já parou pra pensar o quanto isso faz parte da cultura do local? O quanto que estende o horário de circulação, movimenta o espaço, dá vida e segurança aos moradores?
Agora a área serve de estacionamento de 3 ou 4 carros, no lugar das 20 a 40 pessoas que sentavam ali para se divertir, relaxar depois do trabalho. Esse é o primeiro momento, depois tudo começa a fechar 22h, quem vem de longe pra casa fica com medo de passar num lugar vazio, a gente bem sabe o ermo que é o Centro sem movimento, sem motivo. E por ai vai...
Sabia que a base comunitária foi retirada? Quem faz a segurança do largo são os moradores, comerciantes e as pessoas que ocupam o espaço, inibindo a ação violenta e criminosa, até pq todos por ali se conhecem e sabem muito bem quando um estranho chega.
A gente se vale da gente mesmo, a queda de Dilma me coloca no lugar mais consciente de que os processos políticos da maquina de governo valem de nada, a segurança das nossas ruas fazemos em conjunto, com os vizinhos, dando vida e cara aos lugares em que QUEREMOS e temos o DIREITO de estar.
ACM Neto parece não se importar, ou muito menos querer saber, queria mesmo era que ele chegasse no Largo hoje, sentasse no chão com a gente, batesse um papo, mas ele não tem prestigio pra isso, ele não é bem vindo por muitos, eu inclusive não me sinto seguro com a sua presença. Obrigado Prefeito, melhor sensação eu poderia sentir em sua gestão, mas a gente se basta tá, bonito? A cidade não é sua, ela corre junto com nosso sangue e a cada retirada, higienização, "embelezamento" que você faz, mata um pedaço dela a cada dia. Se respeite e respeite quem vive nos lugares, não foi pra isso que você foi eleito, NUNCA É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário