terça-feira, 30 de dezembro de 2025

O ATERRO DE SALVADOR

 Se você não tem noção da dimensão do aterro que foi feito em Salvador, olhe bem para essa foto e leia a descrição.


Pare um pouco e olhe com atenção para esta foto. A partir dela, vou explicar pra você um pouco do processo de crescimento urbano da nossa cidade.
A foto é de 1931 e já mostra o avanço da construção do imenso aterro que deu origem ao bairro do Comércio. Lembrando que essa intervenção urbana teve início em 1911.
Pra você se localizar, note na parte alta um largo com uma igreja. Ali é o Santo Antônio além do Carmo. A Enseada de Água de Meninos ficava na direção dele e do Barbalho.
Nessa época, Salvador ainda tinha menos de 400 mil habitantes. Atualmente, tem 2,4 milhões! Um salto populacional quântico que aconteceu por um conjunto de fatores. Dentre eles, a falência das lavouras do Recôncavo, que provocou migração em massa da população do interior para a capital.
Se você olhar para o horizonte da foto vai notar que Salvador ainda tinha imensas áreas verdes. A pequena mancha urbana (área construída) era quase 100% concentrada numa linha beirando o mar, tanto na borda da Baía de Todos os Santos quanto na borda do Oceano Atlântico.
Note que o miolo da cidade (parte atualmente situada entre a BR324 e a Avenida Paralela) ainda era absolutamente tomado por áreas verdes. Onde hoje existe o Cabula e Resgate, por exemplo, existiam grandes fazendas de frutas, especialmente laranja. E na orla, ao longe, onde hoje existe a Pituba, existia uma grande fazenda de coqueiros. Então, podemos afirmar que nosso território ainda era majoritariamente rural.
Voltando para parte de baixo da foto, note o mar sendo aterrado na região da Enseada de Água de Meninos que hoje não existe mais. Só restou o nome do lugar que atualmente tem a Avenida Jequitaia, o Moniinho Salvador, galpões do Porto e da Codeba e também o Sistema Ferry Boat.
Essa foto mostra como o frontispício de Salvador foi radicalmente modificado. Toda a arquitetura colonial da nossa cidade foi destruída ou escondida atrás de prédios modernos na área do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário