sexta-feira, 5 de abril de 2019

LISBOA TEM MEIO MILHÃO DE HABITANTES

Turismo em Lisboa representa 10 mil milhões de euros, diz Medina

Presidente da Câmara foi anfitrião de conferência para debater sustentabilidade dos destinos turísticos.

As cidades são cada vez mais um destino turístico e o aumento da procura coloca desafios aos municípios nomeadamente ao nível da sustentabilidade. Está a decorrer em Lisboa uma conferência, que reúne membros de 15 autarquias de vários países, maioritariamente europeus, para debater o tema.
Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa e anfitrião do evento, recordou esta manhã, em conferência de imprensa, que "há uma década enfrentámos sérios problemas, devido uma recessão profunda, desemprego elevado. Durante décadas Lisboa enfrentou um desafio tremendo que era a desertificação da baixa da cidade". A capital precisa de ter uma economia forte, defendeu, e que a atividade do turística dá um contributo elevado para o desenvolvimento económico da cidade.
"O turismo na cidade de Lisboa representa um valor global agregado de cerca de 10 mil milhões de euros anuais. Estamos a falar de cerca de quatro vezes o que é uma empresa como a Autoeuropa; tem um impacto direto nas exportações; mais de 150 mil pessoas têm empregos direta ou indiretamente ligados ao setor do turismo. Lisboa precisa de ter uma economia forte e o turismo faz parte dessa economia. Ao mesmo tempo, precisamos de ter uma cidade com qualidade de vida, em que haja serviços públicos adequados (...) precisamos de ter uma cidade em que o acesso a direitos fundamentais, como à habitação" sejam também assegurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário