terça-feira, 31 de março de 2020

DESAVENTURAS DE UM MINISTRO CORRUPTO

Justiça condena Geddel por improbidade administrativa no caso do La Vue



Justiça condena Geddel por improbidade administrativa no caso do La Vue


A Justiça Federal de Brasília condenou o ex-ministro Geddel Vieira Lima por improbidade administrativa no processo instaurado após a denúncia do ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, envolvendo o processo de licenciamento do edifício La Vue, na Ladeira da Barra em Salvador. 

A decisão desta terça-feira (31) determinou que Geddel fique proibido de exercer função pública por cinco anos e pague uma multa de 10 vezes o valor do salário que recebia enquanto ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Fachin nega prisão domiciliar para Geddel; ex-ministro é do grupo de risco da Covid-19



Fachin nega prisão domiciliar para Geddel; ex-ministro é do grupo de risco da Covid-19


Diferente de centenas de detentos que passarão a cumprir prisão domiciliar enquanto o Brasil enfrenta a pandemia de coronavírus, o ministro Geddel Vieira Lima não obteve o benefício. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou o pedido de sua defesa em decisão assinada na última sexta-feira (27).

A defesa de Geddel alegou que ele faz parte do grupo de risco da doença, composto por pessoas acima dos 60 anos. Neste mês de março, o baiano completou 61. 

Condenado a mais de 14 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, Geddel responde pelo caso do bunker de R$ 51 milhões, encontrado em um apartamento na Graça, em Salvador, em 2017 (lembre aqui). Em dezembro do ano passado, ele foi transferido do Complexo da Papuda, em Brasília, para uma cela individual no Centro de Observação Penal do Complexo da Mata Escura, na capital baiana.

Como relator do processo, o ministro Fachin publicou ainda outro despacho, também na sexta, para destinar o montante da ação ao combate à Covid-19. "(...) Tendo em vista o disposto no art. 4º-A, § 4º, I, “b”, da Lei n. 9.613/1998, oficie-se à Caixa Econômica Federal para que informe o saldo da conta vinculada a estes autos, na qual foram depositadas as quantias apreendidas. Com a resposta, intimem-se os réus Geddel Quadros Vieira Lima e Lúcio Quadros Vieira Lima, por intermédio de seus advogados constituídos, bem como a União, na pessoa do Advogado-Geral da União, para que se manifestem acerca da pretensão formulada pela Procuradoria-Geral da República, no prazo comum de 5 (cinco) dias", decidiu o magistrado. (Atualizada às 7h24)

MUITO MAIS QUE UM MITO!

Nenhuma descrição de foto disponível.

A RAZÃO VENCEU!

Bolsonaro recua, defende medidas 'racionais' contra Covid-19 e dá trégua a governadores

por Matheus Caldas / Jade Coelho / Mauricio Leiro

Bolsonaro recua, defende medidas 'racionais' contra Covid-19 e dá trégua a governadores

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concedeu novo pronunciamento na noite desta terça-feira (31), em rede nacional. Em tom mais moderado, o chefe de Estado recuou, utilizou dois dos cinco minutos da declaração para reproduzir um discurso do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e falou que “as medidas protetivas devem ser implementadas de forma racional e coordenada”.
“Desde o inicio do governo temos trabalhado em todas as frentes para sanar problemas históricos e melhorar a vida das pessoas. O Brasil avançou muito nesses 1 ano e 5 meses. Agora estamos no maior desafio da nossa geração. Minha maior preocupação sempre foi salvar vidas, tanto pela pandemia, quanto pelo desemprego e fome”, disse.

Após, de forma recorrente, defender a amenização do isolamento social e da quarentena, Bolsonaro lembrou “a importância de medidas de prevenção no controle da pandemia“. “[É momento de] pensar nas mais vulneráveis. Minha preocupação, desde o principio, o que será do camelô, diarista, ajudante de pedreiro, caminhoneiros, e outros autônomos?”, declarou.

Em tom mais moderado, o presidente não minimizou os impactos da pandemia, e pregou organização para “evitar perdas humanas”. “Todas as vidas importam”, frisou. “Na última reunião do G20, nós, chefes de Estado, acordamos que iriamos vamos preservar vidas”, indicou.

Cobrado para ser a liderança do país no combate ao vírus, Bolsonaro afirmou que sua “obrigação é reorganizar o país e ter um país ainda mais forte após a epidemia”, e adotou postura de trégua com governadores e prefeitos. “Reafirmo o meu pacto para a preservação da vida e a união de todos, governadores, prefeitos e todos. Deus abençoe nosso amado Brasil”, finalizou.

Assista ao pronunciamento completo:


BOLSONARO >< GOVERNO

Bolsonaro desafia o seu próprio Governo para mandar brasileiros ir trabalhar 

O Presidente e os seus ministros acordaram que o chefe de Estado se iria refrear para não fragilizar a gestão da crise pandémica. Mas de nada adiantou

Grafite retrata o presidente brasileiro Jair Bolsonaro usando máscara em um muro do Rio de Janeiro
Grafitti de Bolsonaro com uma máscara de protecção do covid no Rio de Janeiro

Um dia depois de os ministros de Jair Bolsonaro lhe terem pedido que se refreasse nos apelos ao fim do confinamento por causa do novo coronavírus e não desprezasse a gravidade da pandemia, por estar a criar descoordenação no Governo, o Presidente brasileiro saiu à rua para falar com comerciantes e frisar o seu ponto. “Tenho conversado com o povo, eles querem trabalhar”, disse, lançando mais achas na fogueira. 

Os militares estão preocupados e já expressaram o seu apoio ao vice- -presidente, o general na reserva Hamilton Mourão, caso se chegue a uma situação em que Jair Bolsonaro enfrente um processo de impeachment — um fim bastante frequente para os Presidentes brasileiros. 

O Ministro da Saúde brasileiro, Eduardo Mandetta, não tem perdido uma oportunidade para reforçar a importância do distanciamento social aos brasileiros, mas esses alertas não impediram o Presidente, Jair Bolsonaro, de visitar ontem mercados em Brasília, criando aglomerados. 
Sobre o vírus, disse: “Vamos ter que enfrentar como homem, porra. Não como um moleque”, relata o site da Globo News. “Eu defendo que você trabalhe. Lógico, quem é de idade fica em casa. Às vezes, remédio demais vira veneno”, disse Bolsonaro a um feirante, citado pela Folha de São Paulo. 

Apesar de já ter decretado estado de calamidade, o Presidente tem resistido a tomar medidas mais drásticas para travar a propagação do vírus, dizendo que a economia não pode parar. O Brasil registou este domingo o segundo maior aumento diário de casos confirmados, mais 487 nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde. Há já 3904 pessoas infectadas, 569 estão hospitalizadas, e 117 mortes. A maioria das mortes (84) e casos (1406) foram registados no estado de São Paulo, onde o governador, João Doria, decretou a quarentena obrigatória. 

O aumento dos casos tem contrastado com as palavras do Presidente, que já caracterizou o vírus como “gripezinha”, quem fica em casa como “covarde”. O Ministério da Saúde aconselha os brasileiros a isolarem-se socialmente, evitando todo o contacto social desnecessário. Além disso, as críticas de Bolsonaro aos governadores que decretaram medidas de isolamento social têm dificultado a coordenação entre as autoridades federais e as estaduais. 

A discrepância entre o discurso do Presidente e as medidas do executivo, como o encerramento das fronteiras, está a enviar mensagens confusas e a dificultar as acções no terreno, com a Justiça brasileira a suspender decretos presidenciais. Foi a falta de coordenação que dominou a reunião de sábado dos ministros e do Presidente no Palácio da Alvorada. 

Segundo a Folha de São Paulo, ficou combinado que o Presidente se absteria de fazer declarações no fim-de-semana — mas ir para a rua foi mais forte que ele. “Acho que está havendo falta de coordenação no final”, admitiu em entrevista à Folha de São Paulo Hamilton Mourão. O Presidente está cada vez mais isolado, ainda que Mourão, que diz que o coronavírus é “sério”, tenha classificado como “mero linguajar” as declarações polémicas de Bolsonaro. “Busca passar certo grau de confiança para a população. Aí a turma fica com raiva e quer pular na jugular dele”, disse Mourão. 

Disse que Bolsonaro foi mal interpretado por querer realçar a preocupação pela economia. As polémicas de Bolsonaro têm um objectivo político claro: mobilizar os seus apoiantes, depois de o gabinete digital da Presidência ter detectado um enfraquecimento do discurso pró-Governo nas redes sociais, diz a Folha de São Paulo. No entanto, as declarações de Bolsonaro também têm posto em causa, aos olhos dos brasileiros, a de (e vontade) do executivo no combate ao coronavírus. 

Muitos brasileiros têm protestado nas varandas com panelas (os panelaços) e o debate sobre o impeachment ganhou novo fôlego, diz a Folha de São Paulo. Até os militares estão a ficar inquietos. As Forças Armadas receiam que a gestão da crise pandémica por Bolsonaro leve a um aumento exponencial de casos de coronavírus, causando o colapso dos serviços de saúde e milhares de mortes. 

Representantes do Exército, Marinha e Força Aérea acreditam que esse cenário fragilizará a popularidade do Presidente, conduzindo a um impeachment. 

E, por isso, reuniram-se esta semana com o vice--presidente para lhe expressar o seu apoio se isso suceder, diz o El País. “Ele [Bolsonaro] tem um discurso belicista. Mas quem está na linha da frente da guerra são soldados que sabem que podem morrer. Numa pandemia, não podemos pôr toda a gente na mesma situação da dos soldados”, disse um dos militares envolvidos nestas movimentações ao jornal espanhol.
ricardo.fernandes@publico.pt 

O MUNDO E O VÍRUS

ENQUANTO NO BRASIL...


Se apertei a mão do povo, é direito meu', diz Bolsonaro- OVALE

A ESPANHA PÁRA

Espanha pára todas as actividades não essenciais

29 de março - Freiras cantam em uma igreja quase vazia em Barcelona, na Espanha, durante um isolamento nacional para combater a propagação do coronavírus COVID-19 — Foto: Pau Barrena/AFP
29 de março - Freiras cantam em uma igreja quase vazia em Barcelona, na Espanha, durante um isolamento nacional para combater a propagação do coronavírus COVID-19 — Foto: Pau Barrena/AFP

O Governo espanhol tentou evitar esta medida a todo o custo, mas a realidade dos números impôs-se. A partir de hoje, segunda-feira, encerram até 9 de Abril todos os sectores económicos considerados não essenciais, depois de se saber que Espanha teve o maior aumento diário de mortes em 24 horas pelo segundo dia consecutivo: mais 838, subindo para 6531 desde o início da pandemia. 

O país tem mais de 78 mil pessoas infectadas e 43.397 estão hospitalizadas. “Aprovámos este decreto inédito no sistema jurídico espanhol. É essencial reduzir o número de pessoas infectadas. 

Isto alcança-se reduzindo Espanha pára todas as actividades não essenciais Pedro Sánchez, primeiro-ministro de Espanha, segundo país do mundo com mais vitimas mortais da covid-19 a mobilidade a níveis semelhantes aos do fim-de-semana”, disse ontem a porta-voz do executivo espanhol, María Jesús Montero, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros extraordinário. 

Montero salientou que a quarentena obrigatória está a dar frutos contra a propagação do coronavírus, mas que é “preciso dar mais um passo” para que não se permita “nem uma pequena margem” de manobra à doença na semana da Páscoa. Espanha é o segundo país do mundo com mais mortes,ficando apenas atrás de Itália. 

Os 47 milhões de espanhóis já estão proibidos de sair de casa, exceptuando por razões de “força maior”

Este é um teste para a zona euro (...) A política monetária não pode fazer tudo sozinha. Há limites para o nosso mandato Klaas Knot Governador do Banco dos Países Baixos 

BOTERO E O CONFINAMENTO

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

domingo, 29 de março de 2020

HOSPITAL RIO MAR ABANDONA OS DOENTES

Cônsul do Suriname morre de Coronavírus no Rio e deixa áudios denunciando maus tratos em hospital da Barra

Nas gravações, o cônsul disse que médicos e enfermeiros evitavam se aproximar dele por medo de contrair o vírus. Ouça aqui


THOMÉ DE SOUZA

Restos mortais de Thomé de Souza devem vir para Salvador


Marco de fundação de Salvador, no Porto da Barra, onde Souza teria aportado - Foto: Mila Cordeiro | Ag. A TARDE

Os restos mortais do fundador de Salvador e primeiro governador-geral do Brasil, Thomé de Souza, devem ser trazidos de um mosteiro na cidade de Vila Franca de Xira, em Portugal, para a capital baiana. 
Tomé de Sousa: quem foi e o que fez? [resumo completo]  O prefeito ACM Neto criou uma comissão especial que deve realizar estudos para captar recursos e construir um memorial, segundo a prefeitura. O dia do translado dos restos mortais e o local do memorial ainda não foram definidos. O decreto foi publicado na última quinta-feira, 1º, no Diário Oficial do Município.
O advogado Ademir Ismerin, um dos componentes da comissão, explica que viajou algumas vezes para Portugal procurando pistas sobre o lugar onde o governador-geral foi enterrado. Ele tinha algumas pistas que encontrou no livro "O fundador", de autoria de Aydano Roriz. Durante pesquisas, chegou aos registros da Prefeitura de Vila Franca de Xira, onde encontrou o local do túmulo, um convento que hoje é propriedade particular. Segundo Ismerin, Thomé de Souza estava enterrado como uma pessoa desconhecida.
FGM - Prefeitura Municipal do SalvadorDe acordo com o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, no momento os dois pontos com maiores chance de abrigar o monumento são a Praça Municipal, localizada no Centro Histórico e a Península de Itapagipe, na Cidade Baixa, que deve passar por um processo de requalificação com recursos públicos e privados.
Convento de Santo António, Vila Franca de Xira, Loja Nova | Vila ...  


A comissão é formada pelos advogados Ademir Ismerin e João Daniel Jacobina, pelo historiador Francisco Sena, pela museóloga Rosângela Esteves, pelo arquiteto Fernando Frank e pelo engenheiro e gerente de Sítios Históricos da Fundação Gregório de Matos, Marco Antonio Rocha.
TUMULOS FAMOSOS: TOMÉ DE SOUSA - Arte Tumular - 982 - Mosteiro de ...  O fundador - Segundo historiadores, Thomé Souza nasceu e morreu da cidade de Rates. Há discordância sobre a data de seu nascimento. Alguns atribuem ao ano de 1515, indicando que ele completaria 500 anos em 2015, enquanto outros falam de 1503. Ele aportou em Salvador no dia 29 de março de 1529, após o fracasso do modelo das capitanias hereditárias para colonização e ocupação do território brasileiro. 
Sua função como governador-geral era coordenar a colonização fortalecendo as capitanias contra as resistências indígenas, além de fiscalizar as capitanias e apoiar a cultura de cana-de-açúcar. Junto com Thomé de Souza vieram soldados, colonos, materiais para se construir a cidade e alguns animais.
Tomé de Sousa – Wikipédia, a enciclopédia livre
Ele proporcionou o grande desenvolvimento da agricultura e pecuária. Preocupado com o perigo real de invasões de piratas estrangeiros e na manutenção do domínio português, o governador-geral distribuiu armas e munições aos colonos e construiu várias fortalezas em áreas estratégicas. Com ele, também chegaram os primeiros jesuítas, chefiados por Manuel da Nóbrega, para iniciar a evangelização dos índios, criando também o primeiro colégio do Brasil. Nesse período foi criado o primeiro bispado do Brasil.

A cidade de Salvador foi fundada para instalação da sede do novo governo. Tomé de Sousa fundou a cidade do Salvador, onde edificou a residência do governador, a Casa da Câmara, a Igreja Matriz, Colégio dos Jesuítas e, aos poucos, outros edifícios.


Tomé de Souza trouxe com ele o Regimento de 17 de dezembro de 1548 que continha orientações precisas sobre a organização do poder público, fazenda, Justiça, defesa, fundação de uma capital - e sobre temas relevantes como as relações com os indígenas e sua catequese e o estímulo às atividades agrícolas e comerciais. Em 1553 volta a Portugal onde morre em 1579, na cidade em que nasceu.
O SARRAFO

UM CRIMINOSO DE GUERRA

COMO PORTUGAL VÊ NOSSO PRESIDENTE

sábado, 28 de março de 2020

VEJA O "ESPORTISTA"

O BANDIDO FILHO DA BANDIDA

Bahia Notícias


Filho de desembargadora e advogado cogitaram matar um dos investigados da Faroeste

por Cláudia Cardozo

Filho de desembargadora e advogado cogitaram matar um dos investigados da Faroeste

O filho da desembargadora Sandra Inês Rousciolelli, Vasco Rousciolelli Azevedo, em uma gravação interceptada pela Polícia Federal, afirmou que gostaria de matar Antônio Roque Neves, assessor do então presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto.  Na conversa, Vasco – conhecido como Vasquinho, manifesta ira pelos atos de Roque, um dos investigados na Operação Faroeste.  

Na conversa, Vasco diz: “Eu tenho vontade de matar Roque, véi... tô sendo sincero”. Vasco diz ainda para fazerem uma ata notorial do que estava acontecendo para poder chantagear Roque, e que teria que dar uma queixa no Ministério Público para Roque dizer o que fez, e que, provando que Roque havia coagido uma mulher, envenenaria todo o inquérito. O diálogo travado com o advogado Júlio Cesar Cavalcanti. “Oh Júlio, o que a gente vai fazer com Roque? Tem que matar Roque”, disse Vasco. Júlio responde: “Eu já possuo o endereço dele, CPF, placa de carro, a porra toda já”. “Se você desse uma solução mesmo, acho que eu soltava essa oposição (risos)”, disse Vasco. Júlio ainda pergunta se ele teria coragem mesmo. “Se der uma solução nele...Rapa, o cara está querendo me fuder de tudo quanto é jeito. Você tinha que fuder com ele. O que você vai fazer, o problema é seu”, disse o filho da desembargadora. 

Júlio disse que ia “pensar direitinho” e Vasco afirmou que deveria ser algo que “lenhasse ele”, como ser preso. Logo depois, eles falam que as coisas “começariam a andar”, e que o juiz Sérgio Humberto Sampaio iria cair. “O circo vai pegar fogo, não tenho dúvida nenhuma agora. Eu estou lá perto do povo. Eu tô lá, pow. Eu estou vendo os conchavos e tudo. O circo vai pegar fogo! Roque, Maria do Socorro, Gesivaldo, Adailton. Não, Adailton vai cair de qualquer jeito. Mas do Judiciário quem vai cair? Sérgio Humberto, pow. E o tribunal sai ileso, entendeu?”, anunciou Júlio Cesar. Os dois ainda cogitaram a possibilidade do juiz Sérgio Humberto deixar o processo para tentar se livrar de uma acusação de venda de sentenças. 

FUGAM DA CARNIÇA

caricatura | dexwork   Estamos pagando um alto preço por ter na presidência da republica um imbecil sem escrúpulos, desatinado e perverso, com uma equipe que é seu espelho. Não se pode esperar desta gente um mínimo de decência. 
O líder do atual desgoverno não está nem um pouco preocupado com a economia. Esta é mais uma mentira que prega descaradamente. Antes que o Covid-19 chegasse ele preparou-lhe o terreno para a propagação com sua política de desmonte do Estado, debilitando a economia nacional, fragilizando o Sistema Único de Saúde, atacando as instituições responsáveis pela pesquisa, desfazendo da ciência e da tecnologia, ao tempo em que propalava o obscurantismo de sua base de apoio fundamentalista. 
Promoveu a entrega da riqueza nacional a corporações internacionais, apostou na precarização do trabalho, levou grandes massas de volta à miséria, fez crescer o desemprego e a informalidade, suprimiu direitos adquiridos, mutilou e desativou conselhos que poderiam agora ser armas importantes de geração de políticas públicas fundamentais para o enfrentamento da crise. 
Estendeu um tapete vermelho para o vírus. Numa triste expedição de vassalagem, tornou-se, com sua equipe, seu portador, seu embaixador, seu importador. Agora se faz seu aliado fervoroso, exigindo o sacrifício de vidas humanas, em nome “da economia”. Mas seu programa econômico se resume a um único lema, uma única meta: a manutenção de privilégios de uma minoria escandalosamente reduzida. Seu propósito atual é evitar de qualquer modo uma medida que a crise tornou indispensável, não só para a defesa da vida como também para o resguardo da economia: distribuição de renda. 
Mesmo nos Estados Unidos e em outros países capitalistas de ponta os governantes estão tomando algumas medidas nesta direção, embora constrangidos. Mas o deslavado cinismo de nossa elite escravista não hesita diante do morticínio, quer manter seus privilégios mesmo à custa de uma hecatombe. Contam com um dirigente cretino que não se peja de mentir descaradamente, contestando dados científicos, negando evidências gritantes para defender os parasitas que o sustentam. Agora temos de fazer um esforço para conversar com os infelizes que elegeram essa pústula. Parte deles é impermeável à razão. Não há conversa possível com os milicianos que comungam seu ideal de violência, seu amor à ditadura, à tortura e à fraude. Tampouco a minoria de privilegiados que vive de especulação, os campeões da ganância sem freio: estes o defenderão até o fim com todas as armas da hipocrisia. 
Há também entre os eleitores de Bolsonaro uma fração que uma grossa pandemia de estupidez tornou incurável: os adoradores do “mito”, capazes de aplaudir o facínora sem enxergar-lhe o histrionismo mesmo quando ele usa um palhaço para duplicar-se numa exibição grotesca. Dessa turma que ri de suas grosserias, de seus insultos obscenos, desse rebanho aparvalhado que diz amém quando ele qualifica a Covid-19 de “gripezinha” ou “resfriadinho”, não se pode esperar qualquer centelha de raciocínio. Continuarão agarrados ao ídolo em que veem projetada sua boçalidade e que por isso mesmo adoram. 
Mas há, sim, um grupo considerável de pessoas que se deixaram enganar por fake news, por apelos hipócritas à moral e à religião. Alguns caíram em um velho truque, já empregado antes por outros demagogos que descobriram o mais seguro e eficaz meio de entregar-se impunemente à corrupção: pregar e simular o combate à corrupção. Sim, muitos elegeram esse espantalho por ingenuidade. Com estes o diálogo é possível e necessário. 
Enquanto escrevo estas linhas penso em pessoas queridas, velhos amigos e até membros de minha família que deram seu voto a um paspalho indecente, julgando defender valores encarecidos. Para minha perplexidade, alguns o fizeram pensando que assim se punham do lado da moralidade ou do cristianismo, por exemplo. Nunca entenderei como puderam enganar-se associando ao evangelho um homem que se declarou publicamente favorável à tortura e disse sonhar com uma guerra civil na qual pelo menos trinta mil pessoas fossem dizimadas; como acreditaram em valores morais em um devoto de Pinochet e Stroessner, em um cafajeste que insulta mulheres de forma impudente e é capaz de classificá-las, segundo sua fútil ideia de beleza, em merecedoras e não merecedoras de estupro. 
Acho que muitos sofreram uma terrível perturbação que lhes anuviou a mente, quiçá por conta de propaganda perversa. Não deixarei nem por um instante de amar essas pessoas de que me descobri com espanto muito separado em termos de julgamento. 
Mas quero dizer-lhes agora com lágrimas nos olhos: pelo amor de Deus, por tudo que consideram sagrado, pelo carinho de seu pai, pelo amor de sua mãe, pela vida de seus filhos, não se suicidem, não ouçam o apelo do genocida, não vão para a rua, não propaguem um chamado criminoso, não apoiem um assassino. Esta doença é real e matará muitos. 
Qualquer palavra que for dita em favor de um governo irresponsável, genocida, terá um eco sinistro nos cemitérios, será fonte de dor e desespero. Eu acredito na boa vontade de vocês, na pureza de seus corações. Mantenham-se longe da peste, não lhe deem ouvidos. Fujam da carniça. Mantenham-se limpos.
Ordep Serra

ASSINA AQUI, POR FAVOR

A imagem pode conter: texto que diz "Assina aqui, por favor... Leonardo Cerbaro Eu, portador do CPF eleitor do Bolsonaro, renuncio ao atendimento hospitalar e internação em caso de complicações do COVID-19. Faço fé e firmo: Cidade Estado Data"

sexta-feira, 27 de março de 2020

...QUEM TÁ ERRADO É O PAPA

Falcão faz música para Bolsonaro: 'Você está certo, quem tá errado é o Papa'

A letra do cearense diz: "Se você acredita que sendo imbecil / Vai fazer diferença em prol do Brasil / Então vá!"

Por James Martins 

[Falcão faz música para Bolsonaro: 'Você está certo, quem tá errado é o Papa']

O cantor e compositor Falcão lançou ontem (26) uma música que os fãs interpretam como dedicada ao presidente Jair Bolsonaro: "Você está certo, quem tá errado é o Papa". A letra, carregada do humor desconcentante que caracteriza a obra do artista, diz: "Então se você pensa que o bom é ser mau / Pra viver a vida só cagando o pau / Então seja! // Se você acredita que sendo imbecil / Vai fazer diferença em prol do Brasil / Então vá!".
O cearense compartilhou no YouTube um vídeo em que aparece interpretando a canção cujo refrão é o próprio título.
No início deste mês, Falcão usou as redes sociais para desmentir que tenha posado para uma foto ao lado do político. “Nunca estive com esse sujeito em lugar nenhum. Nem na cadeia”, disse. E explicou o contexto da montagem viralizada na internet: “Há muito tempo atrás, Bolsonaro não era nem conhecido, acho que há uns 10, 15 anos, ele me ligou pedindo pra usar a música pra fazer uma campanha sei lá de que, antigay, anti não sei quê. Eu não permiti obviamente, eu não sou gay, mas adoro os gays, mas de repente apareceu essa montagem no YouTube, eu não sei quem foi, mas tá ai a montagem altamente tosca”. 
Assista ao vídeo de "Você está certo, quem tá errado é o Papa":






NA ITÁLIA

A imagem pode conter: texto que diz "Na Itália há 1 mês, resolveram que a economia não podia parar. Hoje estão com a economia parada... e empilhando mortos."

O DIA MUNDIAL DO TEATRO

Teatro e Shows nos Estados Unidos

" Dia 27 de março é o Dia Mundial do Teatro! Um dia para celebrar essa arte tão importante que serve como veículo de educação e informação desde os primórdios da civilização! Engana-se quem pensa que a vida de ator é fácil, pois, para que o resultado seja como o esperado, são necessários árduos meses de trabalho e preparação. Iluminação, figurino, cenário, sonoplastia, trilha musical, direção... Uma equipe inteira precisa trabalhar duro para que a mágica aconteça! Por isso nada mais justo que prestigiar essa data tão importante, celebrar os atores que deram vida aos personagens que nos marcaram e valorizar essa arte e essa profissão!

Desde La Platea: La Vida De Galileo, Mas Brecht Que Galileo

Tragédia e Comédia
Aquelas duas máscaras muito conhecidas que sempre nos remetem ao teatro foram criadas há mais de dois mil anos, em Atenas. Existiam dois gêneros de apresentação: a tragédia e a comédia. Daí, surgiu este símbolo, que é famoso no mundo inteiro até os dias de hoje! Neste Dia Mundial do Teatro, que tal compartilhar qual é seu gênero favorito?
Encante-se ainda mais com o teatro com frases sobre essa arte.
COLUNA: SEGUNDA DE TEATRO - Folias Teatrais

O Dia Mundial do Teatro
No dia 27 de março, é celebrado o Dia Mundial do Teatro. A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, num congresso em Viena, e foi idealizada por Arvi Kivimaa, ator finlandês. Em 1962, Jean Cocteau, um ator e encenador francês, escreveu a primeira mensagem exaltando a data.

Samba, amor e malandragem | Foco in Cena

Emoções
Quando nós sentamos em uma audiência e somos espectadores de uma peça de teatro, presenciamos algo impressionante. No palco, diante de nós, vemos atores e atrizes que emprestam o seu corpo para trazer personagens à vida. Nós nos emocionamos, ficamos tristes, ficamos felizes, rimos e até mesmo choramos. Esta arte é capaz de tocar até mesmo o coração mais frio, por isso o Dia Mundial do Teatro não pode passar batido! Parabéns a todos os profissionais desta área!

Conversas Plugadas recebe o diretor de teatro Omar Porras ...

Para quê?
Dia 27 de março celebramos o Dia Mundial do Teatro! Essa data é importante não apenas para homenagear todos aqueles que trabalham com as artes cênicas, mas também para nos lembrar da grande importância da arte em nossas vidas. Se você gosta de cinema, televisão e seriados, agradeça ao teatro, pois foi graças a ele que tudo isso se tornou possível!

Curiosidades] O Teatro durante a Ditadura Militar – Portal dos ...

Censura
Por conta da Ditadura Militar, era muito comum que certas peças fossem censuradas. Era rotineiro, por exemplo, que a polícia invadisse teatros e sequestrasse atores. Mesmo perseguidos, esta arte resistiu e teve papel fundamental na luta contra o poder. Por isso, não deixe de apreciar tudo que esta atividade já fez e faz por nós, especialmente no Dia Mundial do Teatro!
(19 de setembro é a vez do Brasil homenagear o teatro nacional.)
Celebre! Somos privilegiados com duas datas.

Teatro na Grécia Antiga – Wikipédia, a enciclopédia livre

História
Sabe-se que o teatro é uma das artes mais antigas da humanidade, pois foi comprovado que uma das formas mais eficazes de aprendizado do ser humano ocorre por meio da mimesis. Assim, a representação era usada desde a pré-história para ensinar, narrar e representar fatos e crenças. Interessante, não é? Por isso, dia 27 de março, celebramos o Dia Mundial do Teatro!

Morre aos 91 anos a crítica de teatro Bárbara Heliodora | EXAME

Crítica
O teatro sempre foi uma forma de retratar uma situação, seja ela hipotética, seja ela real! Dessa forma, o teatro foi usado de maneira educativa e panfletária por meio da crítica política e dos questionamentos sobre as estruturas sociais. Um grande exemplo são as obras de Bertolt Brecht, que deixou um legado importantíssimo para o teatro. O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, é uma data para relembrar grandes teatrólogos e dramaturgos. "
Estudemos então!

quinta-feira, 26 de março de 2020

LUCIDEZ

Há oito anos, resgate de mineiros chilenos teve audiência de final ...

Os 33 mineiros do Chile ficaram 69 dias presos, a 688 metros abaixo da terra.
Os 16 uruguaios que sobreviveram nos Andes ficaram 72 dias isolados, cerca de 3600 metros acima do nível do mar.
Os 13 meninos da Tailândia ficaram presos numa caverna abaixo d'água por 18 dias.
Todos estiveram expostos ao frio, à falta de comodidade, à fome, à incerteza. E quando nos pedem que fiquemos fechados na comodidade de nossas casas com tudo o que elas nos oferecem: luz, água, internet, comida, família, etc, etc... não aceitamos! E não nos consciencializamos por nós, por nossa família e pelo próximo!
Fiquem em casa, tenham fé que melhores dias virão, tudo passará!
Não sei quem escreveu isso, mas achei de uma lucidez, incrível!

ATAQUES DE EVANGÉLICOS

Movimento negro denuncia na ONU ataques de "evangélicos fundamentalistas"

Conselho de Direitos Humanos da ONU - Xinhua/Xu Jinquan 

Num discurso duro no Conselho de Direitos Humanos da ONU, o movimento negro brasileiro pediu o apoio internacional para combater o racismo no Brasil e alertou para os ataques conduzidos por "evangélicos fundamentalistas" contra religiões afro-brasileiras. Wania Sant'Anna, em nome de 117 entidades que formam a Coalizão Negra por Direitos, apelou à comunidade internacional para se juntem aos afro-brasileiros "na luta contra o racismo, lembrando a situação de todos os africanos - homens e mulheres - que foram submetidos à escravidão por séculos". 

Em sua fala, ela apontou como os dados do Ministério da Saúde, em 2017, revelam a existência de 65.602 homicídios no Brasil. "Entre esses, 49.500 são homicídios de afro-brasileiros - homens e mulheres, ou 75% das vítimas de homicídio", disse. "Como ilustração, o Brasil tem oficialmente 4.878 cidades com população inferior a 50 mil. Isso significa que qualquer uma delas poderia ter sido varrida do mapa, simplesmente", alertou. A ativista ainda apontou como, entre 2007 e 2017, "400 mil afro-brasileiros foram mortos sob indiscutível violência policial, guerra entre gangues, mas acima de tudo vítimas da histórica discriminação racial e do racismo estrutural brasileiro".

Nesse período, a taxa de homicídio de afro-brasileiros cresceu 33,1% e dos brancos apenas 3,3%. Ela alerta que flexibilizar o porte de armas de fogo, como fortemente apoiado pelo atual governo, fará aumentar ainda mais esses indicadores. Religião Um dos alertas lançados pela ativista se referiu à liberdade religiosa. "As religiões afro-brasileiras têm sido cada vez mais atacadas por líderes evangélicos fundamentalistas - com forte lobby no Executivo e no Congresso Nacional, enfrentando incêndios intencionais, depredação de seus locais sagrados, entre outras ameaças", denunciou. "Isso nos mostra a incapacidade do Estado de proteger esse grupo do ódio religioso e do racismo", ou. 

No mês passado, a ministra Damares Alves (Direitos Humanos, Família e Mulheres) esteve na ONU e uma de suas bandeiras foi a defesa da liberdade religiosa. Mas usou a reunião para insistir especialmente no caso da proteção de cristãos pelo mundo. Outro ataque da ativista foi direcionado ao governo de Jair Bolsonaro. O presidente mencionou poucos dias atrás que não iria titular nenhuma terra quilombola. 

Para os movimentos, isso contraria a Constituição brasileira e "expõe essas comunidades a ameaça extrema, a invasão de suas terras, ao agronegócio, às atividades de mineração e empresas transnacionais, além da base aeroespacial de Alcântara"

UM VERDADEIRO PRESIDENTE

Marcelo acompanhou apoio aos sem-abrigo e agradeceu a voluntários

O chefe de Estado esteve em Lisboa com voluntários de associações de apoio, na preparação das refeições que iam ser distribuídas aos sem abrigos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou este sábado, antes da abertura, as instalações no Casal Vistoso para acolher pessoas em situação de sem-abrigo durante a pandemia, tendo ainda estado com voluntários de associações para agradecer o trabalho.
Numa nota publicada no site da Presidência da República é dado conta que Marcelo Rebelo de Sousa está a acompanhar os apoios às pessoas em situação de sem-abrigo em Lisboa durante a pandemia da covid-19.
O Presidente da República visitou esta tarde, acompanhado pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e pelo Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, as instalações que estão preparadas no Pavilhão do Casal Vistoso para acolhimento das pessoas em situação de sem-Abrigo, durante a pandemia da Covid-19. A visita aconteceu antes do horário de abertura”, refere a mesma nota.
Já ao início desta noite, de novo acompanhado pela mesma governante, o chefe de Estado “esteve com voluntários de associações de apoio, na preparação das refeições que iam ser distribuídas”.
Marcelo Rebelo de Sousa quis “deixar uma palavra de estímulo e agradecimento ao trabalho de todos os que, voluntariamente, se têm empenhado em apoiar as pessoas mais vulneráveis e em risco de exclusão”.
“O exercício de trabalho voluntário é uma das exceções às medidas de confinamento previstas no decreto do Governo que estabelece os termos das medidas excecionais a implementar durante a vigência do estado de emergência”, conclui a nota.
Na terça-feira foi divulgado que o segundo teste à Covid-19 realizado ao Presidente da República deu negativo e que Marcelo Rebelo de Sousa iria voltar ainda naquela tarde a trabalhar a partir do Palácio de Belém. O Presidente da República esteve em quarentena voluntária, em casa, desde 8 de março, tendo realizado o primeiro teste ao novo coronavírus no dia 9, que tinha dado igualmente negativo.

JUSTIÇA PODRE



Operação Faroeste: PF encontra mais de R$ 250 mil em casa de desembargadora



Operação Faroeste: PF encontra mais de R$ 250 mil em casa de desembargadora

A Polícia Federal apreendeu R$ 250 mil na casa da desembargadora Sandra Inês Rusciolelli, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), na manhã desta terça-feira (24), durante a 5ª fase da Operação Faroeste, que apura um suposto esquema de venda de decisões judiciais na Corte. A desembargadora foi presa durante a operação.  

A desembargadora já estava sendo investigada pela Polícia Federal por venda de sentenças. A Polícia Federal gravou e monitorou acertos de propina e entrega de dinheiro com a ajuda de um delator. Os investigadores dizem que foi acertada propina de R$ 1 milhão para a desembargadora conceder uma decisão em janeiro deste ano, já com a Operação Faroeste em curso e magistrados presos (veja aqui a decisão). 

Segundo a PF, o esquema se dava da seguinte maneira: o produtor rural Nelson Vigolo, representante da Bom Jesus Agropecuária, repassou R$250 mil ao advogado Vanderlei Chilante, que repassou o montante ao advogado Júlio Ferreira em Rondonópolis, no Mato Grosso. Após receber a quantia, ele viajou para Salvador e entregou o dinheiro a Vasco Azevedo, advogado e filho da desembargadora. Júlio Ferreira repassou o dinheiro em um motel baiano ao filho da desembargadora.  

O filho da desembargadora, logo depois, repassou o valor para sua namorada, no interior de uma faculdade, se livrando da mochila posteriormente, levando o dinheiro para residência da mãe. A PF encontrou R$ 208,8 mil do interior do veículo Jaguar, R$ 15 mil com um funcionário da desembargadora no momento que deixava a garagem do prédio. No quarto da desembargadora, foi localizado R$ 35 mil. 

Segundo o Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro, o afastamento da magistrada “não visa apenas a resguardar a imagem do Judiciário do Estado da Bahia, mas sim, primordialmente, a dar segurança ao jurisdicionado de que não serão julgados por pretora suspeita, acusada de venda de sentença e de integrar organização criminosa”.