sábado, 9 de abril de 2022

O MECANISMO DE ANTIKYTERA

O mecanismo de Antikytera

Num dia de 1901, um mergulhador grego encontrou, afundado no mar perto da ilha de Antikytera na Grécia, o mais complexo mecanismo já descoberto do mundo antigo, que passou a se chamar mecanismo de Antikytera. Feito de bronze, datando de provavelmente 200 a. C., a engenhoca a princípio não chamou muita atenção, até se descobrir que se tratava de uma máquina extremamente complexa para se prever efemérides celestes e também localizá-las no passado. Com mostradores na frente e atrás e um alucinante sistema de rodas dentadas no miolo, ele é capaz de reproduzir os movimentos do Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, os corpos celestes mais importantes conhecidos na Antiguidade, de modo a poder prever inclusive eclipses. O ponto de referência é a Terra, uma vez que o sistema adotado é o geocêntrico (onde se supõe que o universo gira em torno da Terra) e supõe-se que os movimentos são circulares. Mas há correções para os verdadeiros movimentos elípticos usando o método de epiciclos de Ptolomeu, que só viveu 300 anos depois. A ideia é fundamentalmente simples.

Diagrama de parte do mecanismo interno

 Como todos os movimentos celestes são periódicos, pode-se reproduzi-los por um sistema de rodas acopladas que giram em diferentes velocidades constantes. Esse sistema, porém, será necessariamente mais complexo quantos mais corpos são considerados. A matemática necessária para inventar esse instrumento, que se acredita remete ao maior matemático da Antiguidade, Arquimedes de Siracusa (287 a.C. - 212 a.C.), morto por um soldado romano na invasão de Siracusa enquanto desenhava figuras geométricas na areia do chão da sua casa e pediu para o soldado não pisar nelas, foi toda desenvolvida bem antes dos gregos, na Babilônia. 

Uma reprodução moderna

Os babilônios foram magníficos astrônomos e matemáticos e devemos a eles o uso até hoje do sistema sexagesimal (base 60) para ângulos e horas (o círculo tem 360°, cada grau tem 60’, cada minuto 60’’; a hora tem 60 minutos, cada minuto 60 segundos, o dia tem 24 horas; todos esses números são fatores ou múltiplos de 60, ou fator de um múltiplo de 60 no caso de 24). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário