terça-feira, 13 de setembro de 2016

BOLETIM DO BAIRRO

 DE SANTO ANTÔNIO


BOLETIM 2
Setembro 2016


*Foi decidido em assembleia que os 22 membros fundadores da Rede Santo Antônio em Movimento teriam sequências de três reuniões fechadas e uma aberta a toda a comunidade. Esta última reunião está marcada para a segunda-feira 26 de setembro ás 19:00 no auditório do Forte de Santo Antônio.

*Durante os debates da Rede, um membro revelou que havia 14 associações “de bairro”, sendo portanto impossível considerar nenhuma delas como representativa da comunidade do Santo Antônio. É bom isto ficar bem claro para todos.

*Duas reuniões foram necessárias para definir a filosofía do grupo.
Sob o lema “Respeito, Independencia e Ação” chegou-se a seguinte declaração de principios:

1.- Respeitar e preservar as normas arquitetônicas do bairro de Santo Antônio, tombado pelo IPHAN e a UNESCO, sem esquecer os valores humanos, animais e ambientais.
2.- Respeitar as diferenças sociais, políticas, religiosas e sexuais dos moradores do bairro de Santo Antônio.
3.- Não usar a rede “Santo Antônio em movimento” para finalidades pessoais, político/partidárias ou comerciais.
4.- Expressar libremente suas opiniões, respeitando os pensamentos divergentes.
5.- Evitar comentarios desabonadores sobre terceiros e não repassar qualquer notícia que venha a ferir a integridade moral de qualquer morador, focalizando apenas assuntos de interesse da comunidade.


*Fernanda Cabrini abre sua linda Pousada do Boqueirão para almoços das 12:00 ás 14:00. Menú enxuto e preço bem camarada, com direito a uma das vistas mais lindas da Baia de Todos os Santos. Fone 32421-2262.

*Uma representante da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Desemprego, fez uma curiosa proposta a um grupo da Governança do Centro Histórico: Marcar a próxima reunião num shopping center “porque lá tem ar condicionado e estacionamento”. A moça precisar se reciclar. Bola preta!

*Você sabia que o Memorial das Baianas, lá na Cruz Caída da Praça da Sé foi assaltado 42 vezes em dois anos? Vivemos uma in-segurança crónica.


*Quem não foi a galería do Solar do Ferrão/IPAC, perdeu uma excelente exposição de fotografías sobre o tema “Imagens dos vaqueiros”. Alto nível de Bauer Sá, Elias Mascarenhas e Josué Ribeiro e boa curadoria de Washington Queiroz.

*A pesar da crise dramática que assola o País, fechando milhares de estabelecimentos comerciais, alguém se declara encantado com o movimento de seu restaurante: Tereza Paim parece não ter mesas suficientes para tanta demanda no Hotel Convento do Carmo. Que maravilha!

*Continua a polémica do Cartão Idoso para Transporte Público. Uns contra, outros a favor. Entretanto os ônibus continuam aquela avacalhação vergonhosa que só enriquece os empresarios do ramo. Respeito ao cidadão, pra quê?

*Informação sem censura. No domingo 14 de agosto, foi colado um cartaz/protesto no buraco deixado pelo roubo de azulejos antigos do casarão de oitão da ladeira do Boqueirão. O edifício pertence a Assembleia de Deus que arrendou parte do térreo a Prefeitura. Nem um nem outro parecem se preocupar muito com o patrimonio nacional. Poucas horas bastaram para que o protesto fosse arrancado. Como, porém, era previsível, fora fotografado e as fotos correram nas redes sociais.


*Tem dores insistentes nas costas ou no ombro? Chame a Luciana (98 636 77 53).
Ela mora no centro histórico. O preço depende da duração e do tipo do tratamento: massagem relaxante, alongamento, abhyanga-pada e yogaterapia.

*Quem for ao restaurante/bar Dvenetta, na Ramos de Queiroz tem que experimentar a feijoada de feijão verde. Uma rara delicia. E atendido pela Marilene, esta iguaria ficará ainda mais saborosa.

*O Instituto ACM está organizando um seminário sobre o centro histórico. Iniciativa louvável, a pesar de não ter consultado a “Governança” a respeito do projeto. Convidou até especialistas de Lisboa e Barcelona. Mas hospedar estes senhores no Hotel Sheraton é para lá de incoherente, já que o Campo Grande nunca foi parte do centro histórico de Salvador. A infeliz escolha significa que não existem hoteis e pousadas de alto padrão nem no Pelourinho nem no Santo Antônio.
Bola preta para a mancada.

*Estaremos em breve passando um questionário para que os moradores se conheçam melhor. Profissão, hobby, tipo de serviço que acha importante etc…

*E a comunidade do Santo Antônio continua aguardando o enterro da parafernalia de fiação e postes, aquela absurda poluição visual. Tem quantos anos que o Estado da Bahia nos promete esta importante obra? Estamos cansados de promessas!

*Quem foi ao charmoso restaurante Poró, rua do Carmo, saiu encantado como a mudança de chefe. Os gourmets ganharam um novo cardápio bem sedutor.

      Conheça nosso blog: https://santoantonioemmovimento.wordpress.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário