segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O MAIOR MURAL

Alemão pinta o maior mural da Ásia: 70 m

Pescador gigante ergue-se sobre cidade coreana


  (Foto: reprodução / © Hendrik Beikirch)


No cenário cada vez mais futurista, em que têm se transformado as cidades da Coreia do Sul graças ao acelerado crescimento econômico do país, a maior figura que existe por ali é a de um pescador. Aliás, não só por ali, mas também por toda a Ásia. Estamos falando do maior mural do continente (e um dos maiores do mundo), que se estende por mais de 70 metros de altura e pode ser visto a quilômetros de distância.
A pintura fica na cidade de Busan, o mais agitado polo cultural coreano, e é obra da criatividade de Hendrik Beikirch, artista alemão especializado em pintar paredes e empenas (entre outras coisas). Fica bem diante do complexo Haeundae I'Park, projetado por Daniel Libeskind.
O pescador gigante ali retratado vem bem a calhar: o edifício em que ele está pintado abriga a federação de pesca local, que fica entre as praias de Haeundae e Gwangalli. A frase que acompanha o mural trasmite a seguinte mensagem: "Onde não há luta, não há força". Ela revela a intenção dos autores de alertar para as dificuldades enfrentadas, até hoje, pelos pescadores sul-coreanos, cujo enriquecimento nem sempre acompanha o do resto do país.
  (Foto: reprodução / © Hendrik Beikirch)
  (Foto: reprodução / © Hendrik Beikirch)
  (Foto: reprodução / © Hendrik Beikirch)

Nenhum comentário:

Postar um comentário