domingo, 18 de setembro de 2016

THEATRO SÃO JOÃO

ALBENÍSIO FONSECA
(do facebook)



O Theatro São João da Bahia foi o primeiro grande teatro de ópera do Brasil. Inaugurado em 13 de maio de 1812, aniversário do Príncipe Regente Dom João. Um incêndio em 6 de junho de 1923 destruiu o magnífico prédio. Ficava na atual Praça Castro Alves, onde foi construído posteriormente o Palácio dos Esportes.

A criação do teatro foi justificada em 1806, por uma portaria do Conde da Ponte, o Governador Régio da Bahia, na época. Foi erguido nas Portas de São Bento e parcialmente custeado com uma loteria. Sua arquitetura seguiu o estilo Luís XVI, mas os detalhes perderam-se em um incêndio da biblioteca pública, em 1912, após bombardeio à cidade ordenado pelo presidente da República, o gaúcho Hermes da Fonseca.

Sabe-se que sua acústica era elogiada e que as madeiras de lei utilizadas eram jacarandá e cedro. Existiam várias pinturas ornamentais em grandes tamanhos e esculturas. Suas paredes eram muito espessas, uma das prováveis razões de sua longevidade.

Foi o quarto teatro público da Bahia e estima-se que tinha capacidade para mais de 800 pessoas, embora alguns autores acreditem que chegasse a 2000.

Em sua primeira temporada o teatro empregou uma companhia portuguesa de artistas, uma orquestra, dançarinas e cantores italianos, além dos técnicos cênicos. Posteriormente, vários artistas baianos passaram a integrar o quadro, com importantes contribuições para a arte dramática nacional.
---------
Foto de Lindemann do interior do Theatro São João com plateia, em final do século XIX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário