sexta-feira, 28 de julho de 2017

FRUTO PERMITIDO

 Praça de Stella Maris será transformada em pomar com 105 árvores frutíferas



O segundo pomar urbano de Salvador será desenvolvido nesta sexta-feira (28), às 9h, com a participação de moradores de Stelsa Maris e vai contar com um diferencial: o georrefenciamento. A Praça Guaratuba (em frente ao Colégio Marízia Maior) foi escolhida pela Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) para expansão do projeto.
Logo após o plantio, as 105 mudas serão georreferenciadas. Cada árvore terá a sua localização identificada de maneira precisa, através de coordenadas geográficas, assim como também o nome de quem plantou, a data em que o plantio foi realizado e a espécie do vegetal. Essas informações ficarão disponíveis para o cidadão na internet.  Após a fase de testes, os moradores de Salvador também poderão enviar fotos e a localização de árvores plantadas por eles ou por outras pessoas.
Segundo o titular da Secis, André Fraga, o objetivo é que a Prefeitura e a população saibam onde está cada árvore plantada da capital baiana, para que todos cuidem juntos do crescimento da vegetação. “A ferramenta vai nos ajudar a identificar de forma prática – e com a ajuda da população – as árvores plantadas na cidade. Queremos que todo mundo tenha acesso a esse mapeamento, desde professores, universitários, pesquisadores ou mesmo pessoas que têm curiosidade no assunto”, explica.
Na ocasião, serão plantadas 105 árvores frutíferas, como goiabeira, abacateiro, jenipapeiro, mangueira, jaqueira, aceroleira, gravioleira, cajuzeiro, caramboleiro e pitangueira. A ação será coordenada por uma equipe técnica da Secis e terá a participação de moradores e comerciantes da região.
Pomar urbano
No início do mês, o primeiro pomar da cidade foi criado na Estrada do Curralinho, no Stiep. Sucatas, lixo e entulhos deram lugar a 55 mudas de árvores frutíferas, como goiabeira, jenipapeiro, jaqueira, entre outras. A intervenção foi solicitada por moradores de um condomínio próximo ao local e contou com o apoio de diversos órgãos da Prefeitura.
No sábado (29), a partir das 9h, mais 15 árvores frutíferas serão plantadas na cidade, dessa vez na Rua Francisco Pereira Coutinho, no bairro do Imbuí, dentro do evento “Ação Comunidade”. A mobilização será com moradores do entorno e integra o stand da Secis, “Sala Verde Itinerante”, que contará também com a exibição de filmes educativos e distribuição de materiais e publicações pedagógicas a fim de democratizar o acesso às informações sobre sustentabilidade.

Um comentário:

  1. Sempre achei que as cidades deveriam ter muitas árvores frutíferas plantadas. Depois de cinquenta anos achando, o projeto vai começar. Muito bom isto!! Que se espalhe pela cidade carente de árvores frondosas!!

    ResponderExcluir