segunda-feira, 31 de julho de 2017

MORREU JEANNE MOREAU

 uma das maiores actrizes do cinema francês

Aos 89 anos, desaparece o rosto de Jules e Jim ou Os Amantes. Filmou com Malle, Truffaut ou Antonioni e o seu penúltimo trabalho no cinema foi com Manoel de Oliveira. "É das personalidades que, por si só, parecem resumir a sua arte", disse o Presidente Macron.





Jeanne Moreau, uma das maiores actrizes do cinema francês, morreu esta segunda-feira aos 89 anos, disse o seu agente. Morreu em Paris, na sua casa na emblemática rue du Faubourg Saint-Honoré, depois de uma carreira em que filmou com Louis Malle, François Truffaut, Wim Wenders, Orson Welles ou Michelangelo Antonioni e em que foi um rosto da Nouvelle Vague, mas não só. O seu penúltimo trabalho no cinema foi com Manoel de Oliveira, como a Candidinha de O Gebo e a Sombra (2012).

Image may contain: 1 person, closeup

Em 1982, eu era aluno na conceituada escola de teatro de Jean-Laurent Cochet em Paris. Tinha 18 anos com o sonho louco de ser ator. Um dia, aparece na aula Jeanne Moreau que queria ensaiar o monologo de Phedra de Jean Racine com nosso professor, no meio dos outros alunos. Ela subiu com a maior humildade no palco como se também ela fosse uma aluna, apesar de trinta anos de carreira com os maiores diretores da época. Assim era Jeanne Moreau, uma atriz, uma artista, uma pessoa de outra dimensão.  Bernard Attal

Nenhum comentário:

Postar um comentário