quinta-feira, 3 de agosto de 2017

DEZ MIL REAIS PARA OS AZULEJOS

Azulejos portugueses de 207 anos serão restaurados em Salvador

Painel de azulejos portugueses (1730) ameaçado de extinção vai ser resgatado pelo IPAC, mesmo o Convento de São Francisco (1587) sendo de responsabilidade do IPHAN/MinC

Um dos monumentos artístico-arquitetônicos mais importantes do Brasil, o Convento de São Francisco, originário de 1587 e localizado no Centro Histórico de Salvador, vai receber ação emergencial do Governo do Estado da Bahia, via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura (SecultBA). Até o final de agosto (2017) será iniciada intervenção preventiva no conjunto de painéis de azulejos portugueses do século XVIII da Ordem 3ª de São Francisco. O conjunto arquitetônico, incluindo bens móveis e artísticos, é de propriedade dessa congregação católica e tombado como Patrimônio do Brasil desde 1939 sob responsabilidade do Governo Federal, via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Ministério da Cultura (MinC).
 
“Mesmo não tendo responsabilidade legal direta para com monumento, o diretor do IPAC, João Carlos, teve a sensibilidade de nos visitar e oferecer ajuda; este é um tesouro secular que estava se perdendo”, afirma Jayme Baleeiro Neto, diretor executivo da Ordem terceira de São Francisco. O investimento emergencial do IPAC será de R$ 10 mil com recursos próprios e servirá como conservação inicial, necessitando depois que a Igreja ou o IPHAN façam a restauração completa. “Trata-se de um Bem Cultural Nacional de valor inestimável de azulejos feitos em Portugal durante o reinado de D. João V, entre 1730 e 1750; a área de intervenção cobre 85 metros quadrados”, explica o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira.
 
VISTORIA TÉCNICA – Na última quinta-feira (27) a equipe do IPAC realizou vistoria aos azulejos. “Existe infiltração que vem das calhas, e este pode ser um dos motivos dos azulejos estarem caindo da parede. A umidade é sempre vilã. As instalações precisam ser revistas. Quanto mais a área for preservada e coberta evitará esse tipo de degradação”, relata a restauradora do IPAC, Célia Moura, que coordenou a vistoria técnica. Segundo ela, após a revisão das infiltrações na estrutura do prédio, será necessário retirar os azulejos, fazer trabalho de dessalinização e colocação de placas de isolamento entre a parede e os azulejos”, afirma a especialista.
 
Segundo a direção da Ordem, há mais de 15 anos que os azulejos não recebem manutenção. “Eles estão descascando em diversos pontos por ação do sol, do salitre e de infiltrações nas paredes”, conta Baleeiro. Responsável pela administração e conservação da igreja tombada pelo IPHAN, a Ordem informa não possuir recursos para o restauro. Baleeiro diz que faz contato com o IPHAN desde 2015 para alertar sobre a situação, mas não obteve resposta. Atualmente, o IPHAN/MinC restaura a Catedral Basílica de Salvador (Terreiro de Jesus), Palácio Arquiepiscopal (Praça da Sé), além de ter terminado as igrejas de São Domingos e de São Pedro dos Clérigos, ambas no Terreiro e tombadas pelo órgão federal.
 
PARCERIAS – O IPAC atua sobre edificações da sua propriedade, ocupadas por suas diretorias ou que tenham recebido a chancela de tombamento, em Salvador ou interior do estado. “Imóveis e áreas como o Palacete das Artes (Graça), Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória), Passeio Público (Campo Grande), Praça das Artes e Solar Ferrão (Pelourinho), dentre dezenas de outros, dispõem de manutenção permanente do IPAC”, diz o dirigente estadual, João Carlos. Ele lembra, que o IPAC tem feito ainda parcerias com prefeituras e organizações governamentais para orientação, obras e fiscalização como forma de continuar trabalhos em momento de crise econômico-financeira em todo o país.
 
O diretor do IPAC destaca a necessidade de parceria. “Ninguém faz nada só; em momentos de crise, a união e parcerias são fundamentais”, completa. Dentre as parcerias do IPAC estão as realizadas nos municípios de Xique-Xique, Itacaré, Piatã e Cairu. “Estamos agora inaugurando a implantação do Museu da Fortaleza de Morro de São Paulo, um dos destinos turísticos mais importantes da Bahia”, finaliza. Conheça livros/IPAC: http://goo.gl/CDv6q3. Museus: www.ipac.ba.gov.br/museus. Assista vídeos: http://bit.ly/2n1mrVZ. Fique informado: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário