terça-feira, 19 de março de 2024

EINSTEIN NÃO ERA RAZOÁVEL?

 EM 1948, EINSTEIN ESCREVEU UMA CARTA DENUNCIANDO ISRAEL POR GENOCÍDIO PALESTINO

Em meio às polêmicas da fala de Lula, internet

 resgatou carta de Einstein denunciando fascismo

 sionista: "uma organização terrorista"


POR FABIO PREVIDELLI 


PUBLICADO EM 21/02/2024

O físico teórico Albert Einstein 

No último domingo, 18, o presidente Lula conseguiu grande repercussão mundialmente ao comparar o atual ataque de Israel a palestinos com o Holocausto — quando a Alemanha nazista comandada por Adolf Hitler causou o genocídio de cerca de seis milhões de judeus. 

"Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças. O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus", disse o presidente brasileiro. 

Após a declaração, dada em uma visita à Etiópia, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não só contestou o chefe de Estado brasileiro como o considerou uma persona non grata no país

 

Embora Lula tenha sofrido represálias, como uma resposta emitida pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), o Brasil não foi o único a se posicionar contra a atuação de Israel. 

Na última terça-feira, 20, conforme repercutido pela equipe do site do Aventuras na História, Vusimuzi Madonsela, embaixador da África do Sul nos Países Baixos, afirmou ao principal tribunal da ONU, em Haia, que a ação israelense em território palestino é uma forma "mais extrema" do Apartheid sofrido por seu país entre 1948 e 1994. 

"Como sul-africanos percebemos, vemos, escutamos e sentimos mais profundamente as políticas e práticas discriminatórias desumanas do regime israelense como uma forma ainda mais extrema do apartheid institucionalizado contra as pessoas negras de meu país", disse. "O apartheid de Israel deve terminar".

Diante de toda a crise internacional, a internet resgatou uma carta escrita por Albert Einstein e outros intelectuais, denunciando a ascensão do fascismo sionista em Israel.

O documento foi publicado pelo jornal norte-americano The New York Times em 3 de dezembro de 1948Leia abaixo na íntegra!

+ O que dizia a carta assinada por Einstein que motivou a criação da bomba atômica

"Aos Editores do New York Times:

Entre os fenômenos políticos mais perturbadores de nossos tempos está o surgimento no recém-criado Estado de Israel do “Partido da Liberdade” (Tnuat Haherut), um partido político muito parecido em sua organização, métodos, filosofia política e apelo social aos partidos nazistas e fascistas. Foi formado a partir da adesão e seguimento do antigo Irgun Zvai Leumi, uma organização terrorista, de direita e chauvinista na Palestina.

A atual visita de Menachem Begin, líder deste partido, aos Estados Unidos é obviamente calculada para dar a impressão de apoio americano ao seu partido nas próximas eleições israelitas e para cimentar os laços políticos com elementos sionistas conservadores nos Estados Unidos. Vários americanos de renome nacional emprestaram seus nomes para saudar sua visita. É inconcebível que aqueles que se opõem ao fascismo em todo o mundo, se corretamente informados sobre o histórico político e as perspectivas de Begin, possam adicionar seus nomes e apoio ao movimento que ele representa.

As apreensões públicas da festa de Begin não são nenhum guia para seu caráter real. Hoje falam de liberdade, democracia e anti-imperialismo, quando até há pouco tempo pregavam abertamente a doutrina do Estado fascista. É nas suas ações que o partido terrorista trai o seu verdadeiro caráter; a partir de suas ações passadas, podemos julgar o que se pode esperar que ele faça no futuro.

Antes que danos irreparáveis sejam causados por meio de contribuições financeiras, manifestações públicas em nome de Begin e a criação na Palestina da impressão de que um grande segmento da América apoia elementos fascistas em Israel, o público americano deve ser informado sobre o histórico e os objetivos de Begin e seu movimento.

Um exemplo chocante foi seu comportamento na aldeia árabe de Deir Yassin. Esta aldeia, fora das estradas principais e cercada por terras judaicas, não tinha tomado parte na guerra, e tinha até lutado contra bandos árabes que queriam usar a aldeia como sua base. Em 9 de abril (THE NEW YORK TIMES), bandos terroristas atacaram esta vila pacífica, que não era um objetivo militar nos combates, mataram a maioria de seus habitantes 240 homens, mulheres e crianças e mantiveram alguns deles vivos para desfilar como cativos pelas ruas de Jerusalém. A maioria da comunidade judaica ficou horrorizada com o ato, e a Agência Judaica enviou um telegrama de desculpas ao rei Abdullah da Transjordânia. Mas os terroristas, longe de se envergonhar de seu ato, orgulharam-se desse massacre, divulgaram-no amplamente e convidaram todos os correspondentes estrangeiros presentes no país a ver os cadáveres amontoados e o caos geral em Deir Yassin.

O incidente de Deir Yassin exemplifica o caráter e as ações do Partido da Liberdade.

Dentro da comunidade judaica, eles pregaram uma mistura de ultranacionalismo, misticismo religioso e superioridade racial. Como outros partidos fascistas, eles foram usados para quebrar greves e pressionaram pela destruição de sindicatos livres. Em seu lugar, eles propuseram sindicatos corporativos no modelo fascista italiano.

Durante os últimos anos de violência esporádica anti-britânica, os grupos IZL e Stern inauguraram um reinado de terror na comunidade judaica palestina. Professores foram espancados por falarem contra eles, adultos foram baleados por não deixarem seus filhos se juntarem a eles. Por métodos de gângsteres, espancamentos, quebra de janelas e roubos generalizados, os terroristas intimidaram a população e cobraram uma pesada homenagem.

O povo do Partido da Liberdade não teve qualquer participação nas realizações construtivas na Palestina. Eles não recuperaram nenhuma terra, não construíram assentamentos e apenas diminuíram a atividade de defesa judaica. Seus esforços de imigração, muito divulgados, foram minuciosos e dedicados principalmente a trazer compatriotas fascistas.

As discrepâncias entre as afirmações ousadas que agora estão sendo feitas por Begin e seu partido, e seu histórico de desempenho passado na Palestina não têm a marca de nenhum partido político comum. Este é o carimbo inconfundível de um partido fascista para quem o terrorismo (contra judeus, árabes e britânicos) e a deturpação são meios, e um “Estado Líder” é o objetivo.

À luz das considerações anteriores, é imperativo que a verdade sobre o Sr. Begin e seu movimento seja divulgada neste país. É ainda mais trágico que a alta liderança do sionismo americano tenha se recusado a fazer campanha contra os esforços de Begin, ou mesmo a expor a seus próprios eleitores os perigos para Israel do apoio a Begin.

Os abaixo assinados, portanto, tomam este meio de apresentar publicamente alguns fatos importantes sobre Begin e seu partido; e de exortar todos os interessados a não apoiarem esta última manifestação do fascismo.

Isidoro Abramowitz, Hannah Arendt, Abraham Brick, Rabino Jessurun Cardozo, Albert Einstein, Herman Eisen, M.D., Hayim Fineman, M. Gallen, M.D., H.H. Harris, Zelig S. Harris, Sidney Hook, Fred Karush, Bruria Kaufman, Irma L. Lindheim, Nachman Maisel, Seymour Melman, Myer D. Mendelson, M.D., Harry M. Oslinsky, Samuel Pitlick, Fritz Rohrlich, Louis P. Rocker, Ruth Sagis,  Itzhak Sankowsky, I.J. Shoenberg, Samuel Shuman, M. Singer, Irma Wolfe, Stefan Wolfe". 

As polêmicas

Um fato um tanto curioso é que, no início de sua carta, Einstein denuncia o Herut, o "Partido da Liberdade", acusando-o de uma filosofia aliada aos ideais nazistas e fascistas. Acontece que, em 1973, o partido político, que representa os sionistas revisionistas, se coalizou com outros partidos e, dessa fusão, surgiu o Likud - Movimento Liberal Nacional (que congrega a centro-direita e a direita conservadora). 

Em 1996, representante do Likud, Benjamin Netanyahu ganhou as eleições para primeiro-ministro de Israel, cargo que ocupou por três vezes: a primeira até 1999; a segunda entre março de 2009 e junho de 2021; e a última entre dezembro de 2022 e o atual momento. Já em dezembro de 2005, Netanyahu se tornou líder do partido, ocupando tal função até os dias atuais. 

O premiê israelense Benjamin Netanyahu 


Já sobre Menachem Begin, antes da criação do Estado de Israel, em 14 de maio de 1948, ele atuava como líder do grupo de militantes sionistas Irgun — que fora formado por dissidentes revisionistas oriundos da maior organização paramilitar judaica: Haganah.

Em 1º de fevereiro de 1944, Begin organizou uma revolta contra o Mandato Britânico da Palestina, se opondo à agenda judaica. Segundo explicam John Mearsheimer e Stephen M. Walt em 'The Israel Lobby and U.S. Foreign Policy', como chefe do Irgun, Menachem atacou os britânicos na Palestina. 

Pouco depois, o partido ainda lutou contra os árabes durante a Guerra Civil no Mandato da Palestina entre 1974 e 1948. Como chefe do grupo, Begin foi descrito pelo governo britânico como o "líder da notória organização terrorista". Assim, seu visto de entrada ao Reino Unido foi negado em 1953 e 1955 — o documento só foi concedido em 1972, cinco anos antes dele se tornar primeiro-ministro, revela o portal Haaretz. 

Encerrando mais de três décadas de domínio do Partido Trabalhista, ele foi eleito premiê em 1977. Sua conquista mais significativa foi a assinatura de um tratado de paz com o Egito, dois anos depois — o que motivou ele e o líder egípcio Anwar Sadat a ganharem o Nobel da Paz. O acordo fez com que Israel entregasse a Península do Sinai ao Egito; o que causou a demolição de todos os povoamentos israelitas da região. 

Em 1982, ele ainda ordenou o bombardeio da usina nuclear de Osirak, no Iraque, e a invasão do Líbano, que resultou na Guerra do Líbano no mesmo ano. "De forma nenhuma iremos permitir que um inimigo desenvolva armas de destruição em massa contra o povo de Israel", declarou à época, mesmo sem provas, até hoje, de que a construção do reator teria fins para a produção de armas de destruição em massa. 

Menachem Begin se manteve no cargo até agosto de 1983, deixando a função por sua decepção pela Guerra no Líbano e pela morte de sua esposa. Atrelado a isso, o ex-premiê também enfrentava uma série de problemas de saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário