domingo, 24 de março de 2024

PUTIN: VIADO É TERRORISTA

 Rússia inclui movimento LGBT em lista de “terroristas” 


Vladimir Putin tem censurado representantes da comunidade, apesar da descriminalização de relacionamentos não-heterossexuais 

A Rússia criminalizou o que define como "relações sexuais não-tradicionais"; na imagem, uma bandeira LGBT Unsplash - 31.mai.2022 PODER360 22.mar.2024 (sexta-feira) - 21h58 A RIA Novosti, agência de notícias russa, relatou nesta 6ª feira (22.mar.2024) que ativistas LGBTQIA+ serão considerados agentes terroristas para o governo russo. A decisão segue uma deliberação da suprema corte do país, que em 2023 estabeleceu que membros da comunidade poderiam ser submetidos à julgamento e serem presos por “extremismo”. O “movimento social LGBT internacional” foi adicionado à uma lista de terroristas e extremistas na Rússia, junto com a empresa norte-americana Meta (dona do Instagram, do Facebook e do WhatsApp) e qualquer pessoa associada à Alexei Navalny, líder da oposição ao governo que morreu no mês passado.

Desde a década passada, o governo do presidente Vladimir Putin assume condutas contra a liberdade de orientação sexual e identidade de gênero. Na Rússia, o casamento homossexual é crime. Além disso, mudanças de gênero, com intervenção cirúrgica ou não, são proibidas. LEIS ANTI-LGBT Em dezembro de 2022, Putin sancionou uma lei que expande a restrição ao que o governo considera como “propaganda LGBTQIA+”. O país já considerava crime a veiculação de livros, filmes, publicidades e outros materiais públicos para crianças com informações sobre orientações sexuais consideradas não convencionais pelo governo desde 2013. Agora, a restrição passa a valer também para adultos. A homossexualidade foi descriminalizada no país em 1993, durante o governo de Boris Iéltsin. Porém, desde que assumiu a presidência pela 1ª vez em 2000, Putin tem se beneficiado da alta popularidade para endurecer leis que restringem manifestações públicas de relações não-heterossexuais no país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário