quarta-feira, 13 de março de 2024

ESCOLHA O PALAVRÃO!

 Israel aprova instalação de 3.400 novos colonos judeus na Cisjordânia

Autoridade Palestina condenou a construção das novas casas em assentamentos, considerados ilegais por grande parte da comunidade internacional 

Colonos em Adam, na Cisjordânia (Ahmad Gharabli/AFP/VEJA) 


Israel aprovou nesta quarta-feira, 6, o plano de instalar mais 3.400 colonos judeus na Cisjordânia, em áreas reservadas a assentamentos do governo israelense dentro do território palestino. Cerca de 70% das casas serão construídas a leste de Jerusalém, em Maale Adumim, em resposta a um ataque mortal de militantes palestinos perto da cidade há duas semanas. O restante das residências  ficará ao sul de Belém.

“Os inimigos tentam nos prejudicar e enfraquecer, mas continuaremos a construir, e a ser construídos, nesta terra”, escreveu ele no X, antigo Twitter. 

Resposta dos palestinos

A Autoridade Palestina (AP), órgão reconhecido internacionalmente que governa a Cisjordânia, condenou os planos, que estão no papel desde agosto, alertando que a medida irá arrastar a região para um cenário “explosivo”. Desde que Israel ocupou uma parte da Cisjordânia, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967, o governo plantou lá cerca de 160 assentamentos que abrigam 700 mil judeus. Uma parte da comunidade internacional considera a ocupação ilegal, o que Israel contesta.

O Ministério das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, com sede em Ramallah, na Cisjordânia  criticou a fala de Smotrich. 

MAIS:


https://veja.abril.com.br/mundo/israel-aprova-instalacao-de-3-400-novos-colonos-judeus-na-cisjordania





Nenhum comentário:

Postar um comentário