quarta-feira, 6 de março de 2024

JUDEUS. MUÇULMANOS E CRISTÃOS

 Instrumento do século 11 revela troca entre judeus, muçulmanos e cristãos

Inscritos do astrolábio de Verona demonstram que ele foi utilizado ao longo de centenas de anos por diversos povos da Espanha, do norte da África e da Itália


Por Redação Galileu



Astrolábio de Verona, instrumento astronômico do século 11, revela troca entre judeus, muçulmanos e europeus Federica Gigante


Um artigo publicado na revista Nuncius na última sexta-feira (1º) descreve um astrolábio que serve como evidência das trocas entre árabes, judeus e europeus ocorridas ao longo da Idade Média e o início da Idade Moderna. O estudo foi feito por Federica Gigante, pesquisadora do departamento de História da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Astrolábios são considerados os primeiros “smartphones” do mundo, por serem instrumentos portáteis com diversos usos. Eles forneciam um modelo bidimensional do Universo e eram utilizados para calcular tempo e distâncias, traçar a posição das estrelas e até “prever” o futuro por meio do horóscopo.

O astrolábio analisado por Gigante foi chamado de “astrolábio de Verona”, cidade italiana em que ele está localizado, sob a responsabilidade da Fundação Museu Miniscalchi Erizzo. Inclusive, foi por meio dessa instituição que Gigante teve acesso ao astrolábio. Ela viu uma foto do instrumento no site da fundação e decidiu pedir mais detalhes.

“O museu não sabia o que era”, comenta a pesquisadora, em nota. “Agora, esse é o objeto mais importante da coleção”, afirma ela, que estuda astrolábios islâmicos e já atuou como curadora de instrumentos científicos islâmicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário