quarta-feira, 20 de março de 2024

O CEARÁ E A SUPERAÇÃO DA PROVAÇÃO



Paulo Ormindo de Azevedo
Desde a redemocratização o Ceará vem investido pesado em educação e trabalho, criando escolas integrais e cooperativas de rendeiras, bordadeiras e coureiros e facilitando a compra de móveis e fardas escolares por produtores locais, política que vem sendo seguida por governos do PSDB, PSB, PROS, PTB e PT. Uma das explicações do desenvolvimento do Ceará é a renovação de seus quadros políticos.
Hoje o Ceará é o segundo polo de confecções do país e um dos mais importantes de couro. É impressionante a variedade e o número de produtores de artesanato do Mercado Central de Fortaleza e dos 700 boxes da feirinha da Av. Beira Mar. O artesanato que se vende no Mercado Modelo, aqui, vem do Ceará e de Pernambuco porque os artesãos baianos não têm CNPJ.
O turismo é outra fonte importante de trabalho. O aeroporto de Fortaleza é moderníssimo, sem sobe e desce, e a cidade tem uma orla que se nivela à do Rio de Janeiro. Os monumentos são conservados e os edifícios públicos de qualidade arquitetônica. Fortaleza, além de metrô, tem VLT de fabricação própria, que roda também em Sobral e liga Juazeiro a Crato (13km). Teleféricos levam os romeiros e turistas, em Juazeiro, ao Horto do Pe. Cícero, e em Barbalha, ao parque ecológico e borboletário.
O Ceará está investindo em alta tecnologia, mirando o futuro. Fortaleza é o segundo hub de cabos submarinos de fibra óptica do mundo, atrás apenas de Shima, no Japão. O Porto de Pecém tem 18 m de calado, teto livre e energia das marés e vai dessalinizar a água do mar para complementar o abastecimento de água. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica abriu uma sucursal no estado e a Vertical Connect está construindo um drone-taxi para competir com o da Embraer.
O estado tem museus interativos, como o do Eclipse, em Sobral, onde em 1919 foi comprovada a Teoria da Relatividade. Além de explicar como a luz de uma estrela é atraída pelo campo gravitacional do sol, o museu faz demonstrações com laser e mantem um observatório astronômico e um planetário para cursos sobre astronomia e viagens espaciais, como faz também o planetário do Dragão do Mar. Outro museu importantíssimo é o de paleontologia em Santana do Cariri, mantido pela Universidade Regional do Cariri, com fósseis de arvores, flores, frutos e moluscos, insetos, peixes, anfíbios e répteis do Geopark do Araripe. Ali há fosseis e réplicas de dinossauros de 8 m de comprimento, muitos dos quais voadores e acaba de receber de volta mil fosseis da França. O Museu da Imagem e do Som está trabalhando com games educativos em salões com projeções em 3D. Ouvi, à noite, um concerto da Camerata de Cordas em sua frente tocando músicas de games enquanto suas imagens eram projetadas na fachada.
Paulo Vanzolini já dizia: Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!
SSA: A Tarde, 21/01/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário