terça-feira, 12 de março de 2024

DIA 12 DE MARÇO

 Dia 12 de março de 2024: dia do Bibliotecário

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, livro e texto
Meu nome é Ana Virginia Pinheiro e eu sou Bibliotecária.
Eu salvo vidas. Eu liberto pessoas. Eu curo. Eu esclareço. Eu faço. Eu sou.
Parece pouco? E é.

Quando escolhi a Biblioteconomia, eu já sabia, mas não tinha ideia da dimensão do pensar e do fazer em Biblioteconomia.
Sem Bibliotecários, não há pesquisa – porque, do contrário, pesquisar seria como procurar por uma informação em garrafas sem selos de identificação, lançadas num oceano infinito.
Sem Bibliotecários não há como buscar por cura ou justiça, porque a memória humana, há muito, não é suficiente para guardar e resgatar, com fidelidade, soluções que curaram males e decisões que libertaram os justos.
Sem Bibliotecários, não há resposta confiável para qualquer pergunta, para qualquer dúvida, para qualquer passo seguro que se queira dar para qualquer direção na vida.
Sem Bibliotecários, o mundo não teria o fio de Ariadne: os catálogos – que resultam de linguagens, que formalizam palavras; de normas para registro de informações, como autores e títulos; de regras de ordenação, que permitem buscar de um jeito feito ao jeito humano de ser.
Sem Bibliotecários, o mundo seria um labirinto, sem o mapa do conhecimento, dominado pelo monstro Minotauro: a ignorância incontrolada, que ainda censura, queima, condena, proíbe, agride, humilha, ofende.

Como seria, então, este mundo, já enredado por falsas verdades, se não fosse a Biblioteconomia?
Sim, eu sou Bibliotecária. Eu esmago o monstro todo dia!
Eu não mostro o caminho, como querem fazer crer aqueles que me chamam de mediadora. Eu sigo pelo caminho, à frente.
Que visão é essa que insiste em colocar a Biblioteconomia num lugar menor, como se Bibliotecários não fossem fazedores de ciência!
Sou eu que uso todos os mediadores do conhecimento (meus usuários potenciais) para alcançar àqueles e para o bem daqueles, que são meus reais usuários (todos os seres vivos), com a resposta que salva, liberta, cura, esclarece.

Meu nome é Ana Virginia Pinheiro e minha ciência é a Biblioteconomia – é o que eu faço, é o que eu sou!
E que não haja dúvidas!
Foto: Eu (aposentada e tentando dar exemplo de que o exercício da Biblioteconomia não se encerra), sócia honorária e diretora da Biblioteca, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário