sábado, 9 de março de 2024

RAVEL E O BOLERO

 7 de março de 1875, nascimento de Maurice Ravel (1875-1937).


Maurice Ravel é um compositor francês nascido no dia 7 de março de 1875, em Ciboure, nos Pirineus-Atlânticos.
Junto a Claude Debussy, Ravel foi a figura mais influente da música francesa do seu tempo e o principal representante do chamado movimento impressionista no início do século XX.


Sua composição mais famosa é "O Bolero" criada em 1928, a pedido da amiga, a dançarina russa Ida Rubinstein.
O balé será criado no mesmo ano, em novembro, no Opéra Garnier sob a direção de Walter Straham. A primeira edição do "Bolero" pelas Éditions Durand aconteceu em 1929. Maurice Ravel jamis o considerou como a principal composição de sua carreira.

Durante anos, este clássico, sucesso em 340 compassos, foi o maior contribuinte para a Sacem, a sociedade de autores, compositores e editores, assegurando também várias centenas de milhares de euros por ano aos herdeiros do compositor. Na França, a proteção de uma obra dura setenta anos após a morte do artista. No caso de Maurice Ravel, desaparecido em dezembro de 1937, foi necessário acrescentar oito anos e cento e vinte dias em virtude da Segunda Guerra mundial.

A ironia é que aos olhos do compositor esta obra de balé, encomendada pela dançarina Ida Rubinstein, não era grande.
A estreia deu-se em Paris, na Opéra, no dia 22 de Novembro de 1928 sob direção de Walther Straram, com coreografia de Bronislava Nijinska e cenários de Alexandre Benois. Uma das dançarinas foi Ida Rubinstein, e a peça causou escândalo graças à sensualidade da coreografia. Quando um espectador gritou “Que idiota!”, Ravel retrucaria divertido: “Pelo menos um compreendeu a obra. Ravel considerava "O Bolero" como um “tecido orquestral sem música e sem invenção".
Na verdade, desde a criação, a obra conquistou o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário