terça-feira, 31 de janeiro de 2017

DEVOLVA MEU IPTU!

SÉRGIO NOGUEIRA REIS

Resultado de imagem para CARICATURA DE IPTU

Consumidora receberá de volta valor do IPTU pago antes de entrega de imóvel.Os valores referentes aos anos de 2013 e 2014 devem ser restituídos integralmente, e, em relação ao ano de 2015, a quantia a ser reembolsada deve ser proporcional.
Uma construtora deverá restituir valor pago por consumidora em IPTU antes da entrega do imóvel. A decisão é do juiz de direito do Juizado Especial Cível de Ribeirão Preto/SP, Vinicius Rodrigues Vieira, que ressaltou ser o pagamento do IPTU obrigação propter rem, incidindo diretamente sobre o imóvel, fazendo com que a responsabilidade pelo seu pagamento somente ocorra com a entrega do bem.

De acordo com os autos, houve um atraso de 14 meses do prazo inicialmente previsto para entrega, que foi realizada em 26/3/15. A consumidora foi cobrada pelos IPTUs referentes aos anos de 2013, 2014 e 2015. Segundo o magistrado, a autora não poderia ser responsabilizada pelas despesas do imposto anteriores a data da entrega. 
“A parte requerida, mesmo não tendo se beneficiado com o valor pago a título de IPTU diretamente, já que esse foi pago à prefeitura Municipal, na verdade beneficiou-se de forma indireta, porquanto se aproveitou de pagamento feito pela autora”, disse.
Desta forma, de acordo com o juiz, os valores referentes aos anos de 2013 e 2014 devem ser restituídos integralmente, e, em relação ao ano de 2015, a quantia a ser reembolsada deve ser proporcional. Uma vez que houve a entrega do imóvel no mês de março, a quantia deve ser relativa aos três primeiros meses do ano. 
No total, o valor indevidamente cobrado de IPTU é de R$ 8.169,72. A empresa ainda deverá pagar R$ 6 mil de danos morais por ter negativado o nome da consumidora e uma multa de 2% do valor do contrato por descumprimento do mesmo.
Processo: 1015191.83.2015.8.26.0506.
Fonte: Migalhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário