sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

BRINCANDO DE TURISMO


Editorial jornal A TARDE 
26/01/2017



O Brasil recebe pouco mais de 6 milhões de turistas estrangeiros por ano. Compare-se com o México: para lá vão mais de 30 milhões, no mesmo período. Ou com os que vão à Torre Eiffel, em Paris: 7 milhões, mais do que os que se dispõem a visitar o Brasil todo. Madrid recebe 4,5 milhões (Salvador, menos de 400 mil, segundo dados da Infraero), mas a Espanha registra humilhantes 70 milhões.

Diante de estatísticas esmagadoras como essas, é inconcebível continuar imaginando que o Brasil leva o turismo a sério. Ou que Salvador tenha mesmo “vocação turística”. Ninguém, em sã consciência, deseja conhecer um País (ou uma cidade) em que os problemas se iniciem logo na chegada.

Resultado de imagem para fotos da area interna aeroporto salvador

A área internacional do aeroporto de Salvador é uma sauna, por falta de refrigeração. Os visitantes se espremem, em filas que se arrastam até a imigração, derretendo sob um calor que agora passa dos 30 graus – imagine-se o que sofrem aqueles oriundos de países onde a temperatura, a esta época do ano, é negativa.

Demora-se mais para receber a bagagem do que um voo para Aracaju, cidade que fica a cerca de 300 quilômetros de Salvador. Paga-se por um táxi, até bairros como a Pituba, mais de R$ 100 (pelo menos cinco vezes mais do que o custo, uma taxa de lucro que raras empresas no mundo conseguem alcançar).

Para quem está saindo da cidade, a tortura é ainda maior: na área de embarque não há lanchonete, a loja de Duty-Free fechou, os sanitários – em especial o feminino – são uma amostra do apocalipse. Temos o pior aeroporto do País e estamos piorando, segundo pesquisa de satisfação divulgada pelo Ministério dos Transportes.

Resultado de imagem para fotos da area interna aeroporto salvador

Em obras eternas, que deveriam ter se encerrado antes da Copa do Mundo, em 2014, o aeroporto faz da chegada a Salvador um convite à saída. A privatização do aeroporto é continuamente adiada, e os turistas vão descobrindo, em massa, que há melhor coisa a fazer na vida do que sofrer em Salvador. Quanto a nós, continuamos brincando de turismo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário