quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ILHA DO FRADE

A imagem pode conter: árvore, ar livre, natureza e água
De acordo com uma lenda local, a ilha é assim denominada uma vez que, à época do início da colonização, nela foram assassinados dois frades pelos Tupinambás, os quais pretendiam catequizar. ... Um dos filhos ilustres da ilha dos Frades, foi o Barão de Loreto (1836-1906), personagem política da época do Império.
A imagem pode conter: nuvem, céu, oceano, ar livre, natureza e água
A tradição nativa conta que, durante décadas, a ilha dos Frades foi dominada por um fazendeiro Gabriel Viana, que no estilo dos "coronéis" dos tempos da República Velha, agia como um verdadeiro senhor feudal, decidindo sobre a vida e a morte dos moradores, ora sendo um benfeitor da comunidade local, através de práticas assistencialistas, ora sendo um dominador autoritário.
A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore, planta, ar livre e natureza
A colonização formou três pequenas povoações que são:
"Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe", Possui diversas barracas de praia e de artesanato, além de contar com ruínas de um antigo casarão e de uma igreja que remonta ao século XVII .
"Costa de Fora", Possui uma igreja antiga escondida na vegetação, algumas quedas d'água escondidas na Mata Atlântica remanescente e o único cemitério da ilha.
"Paramana", a principal povoação .
Próximo desta povoação fica a mais que centenária "Igreja de Nossa Senhora do Loreto" e um casarão centenário, ambos reformados.
A ilha constitui-se em uma reserva ecológica municipal desde 1982 e integra a APA (Area de Preservação Ambiental) Estadual Baía de Todos os Santos.
Hoje Loreto é um local para eventos. 
Fotos e texto: 
Tereza Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário