quinta-feira, 24 de junho de 2021

DEBAIXO DA SÉ DE LISBOA

 

O que nos diz o chão debaixo da Sé de Lisboa?




A catedral e o rio. A Sé de Lisboa está implantada na zona antiga da capital, nas imediações do rio Tejo. Tal como na maioria das cidades de traça antiga, Lisboa desenvolveu-se a partir do castelo, numa das colinas da cidade. As evidências sugerem que o espaço sacralizado foi em tempos ocupado por outros monumentos de grande volumetria no período romano e no período islâmico. Fotografia: Michele Rinaldi /Shutterstock

Texto: Paulo Almeida Fernandes

Entre os séculos XII e XIV, o complexo catedralício lisboeta sobrepôs-se a realidades urbanas anteriores, geradas sobretudo nos tempos romano e muçulmano. A construção da catedral, na prática, destruiu e ocultou marcas de antigos usos daquele trecho urbanístico. Grande parte dessa história permanece por conhecer, inexplorada sob o chão da catedral, mas um conjunto de materialidades foi revelado ao fim de mais de sete séculos e ultima-se o projecto para a sua musealização.

A escavação aberta na quadra central do claustro da Sé, continuada na actualidade de forma mais radical (atingindo maior profundidade e alargando-se à área ocupada pela ala meridional do claustro), permitiu uma visão de periscópio invertido para a cidade anterior à construção daquele espaço religioso. Os dados reunidos por esta intervenção são essenciais para conhecer a evolução urbanística do sítio e a das cidades sobrepostas que compõem Lisboa, não obstante a área escavada ser reduzida para a quantidade e abrangência de perguntas que a investigação sucessivamente coloca acerca do local.


A sé românica – marca de afirmação de um poder civilizacional sobre outro(s), que havia dominado a cidade – começou a ser construída possivelmente a partir de 1149 ou 1150, anos em que a diocese foi agraciada com um considerável património urbano e se constituiu o cabido. As primeiras etapas foram bastante rápidas, laborando-se na fachada principal na década de 80 daquele século XII.


MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário