sexta-feira, 11 de junho de 2021

UMA PROPOSTA PARA O CENTRO HISTÓRICO

 

Quanto tempo o Jandaia resistirá?

Assisti há poucos dias a uma live sobre o centro histórico de Salvador. Me deixou profundamente irritado pelo baixo nível das abordagens. Que trinta anos após a restauração de parte do CH a toque de caixa e de qualquer jeito pela Conder – sempre ela – ainda se fale na capacitação dos ambulantes como solução para todos os males, francamente, não dá mais. Precisamos pensar o CH para o soteropolitano e não para o turista e o fato do CH não estar integrado ao resto da cidade não é mera questão de vendedores de fitinhas. A irritação me deixou acordado até tarde. Acabei desenvolvendo um projeto que talvez não seja mais que divagação de uma noite de chuva.

Pegue, por favor, um mapa do Centro Antigo/Comércio. Com um lápis de cor, delimite uma área começando no Cine-Teatro Jandaia, suba pela ladeira do Carmo até a Cruz do Pascoal, desça pelas traseiras do Convento do Carmo e feche novamente no Jandaia. Pulando para a cidade baixa, defina outro espaço contendo o Mercado do Ouro, o Trapiche Barnabé e a Igreja do Pilar. Ambos espaços são interligados pelo plano inclinado do Pilar. Que tal agora usar a imaginação para transformar as duas bolhas?

Ladeira e Convento do Carmo... que decadência!

A peça-chave de minha proposta é o Convento do Carmo. Como hotel é um elefante branco há meio século. Nunca funcionou. Melhor dar outra orientação ao belo monumento pré-barroco. Vejo o Convento como uma sucursal do Museu de Arte Moderna, onde poderia estar exposta em permanência a rica coleção de arte, sempre escondida longe do público. Os dois pátios seriam cobertos por algum tipo de telhado de vidro para maior aproveitamento dos espaços. Alojamento para conferencistas, professores e artistas convidados, banco de dados, biblioteca, um bom restaurante, cafeteria, cinema e auditório transformariam o edifício ocioso em centro de referência para toda a cidade. No Jandaia finalmente salvo, algo como uma Catedral do Samba, entre memória e entretenimento.

Quanto à área do Pilar, além do importante projeto audiovisual no Trapiche Barnabé, que está sendo reabilitando lentamente sem o mínimo apoio oficial, está na hora de socorrer o tão maltratado Mercado do Ouro antes que desapareça por completo.

O histórico Mercado do Ouro, prestes a ruir.

Juntando as duas partes de minha divagação, uma escada rolante a funcionar sete dias por semana no lugar do aleatório plano inclinado do Pilar. Ainda resta criar amplos estacionamentos tanto no Pilar como no Carmo/Baixa dos Sapateiros. E lembrar a prefeitura de que, em matéria de transporte público - público mesmo; chega de empresas privadas - a única solução é a excelência...

Enfim, para idealizar o projeto, por favor, nada de arquiteto colunável apadrinhado como é de praxe, mas um concurso a nível nacional senão internacional. Ou será que Salvador não merece?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário