segunda-feira, 26 de julho de 2021

UM HOMEM HONRADO

 


O corredor queniano Abel Mutai estava a poucos metros da linha de chegada, mas confundiu-se com os sinais e parou, pensando que tinha terminado a corrida. Ivan Fernandez, (que fala espanhol) estava mesmo atrás dele e, percebendo o que estava a acontecer, começou a gritar para o queniano continuar a correr. Mutai não sabia espanhol e não entendia.

Percebendo o que estava a acontecer, Fernandez levou Mutai para a vitória.
Um repórter perguntou a Ivan: ′′ Por que é que fez isso?" Ivan respondeu: ′′O meu sonho é que um dia possamos ter algum tipo de vida comunitária onde nós empurramos a nós mesmos e também aos outros para vencer."
O repórter insistiu ′′ Mas por que é que deixou o atleta do Quénia ganhar?" Ivan respondeu: ′′ Eu não o deixei ganhar; ele ia ganhar. A corrida era dele."
O repórter insistiu e perguntou novamente: ′′ Mas você poderia ter ganho!" Ivan olhou para ele e respondeu: ′′ Mas qual seria o mérito da minha vitória? Qual seria a honra desta medalha? O que é que a minha mãe pensaria disso?"
Os valores são transmitidos de geração em geração. Que valores ensinamos aos nossos filhos e quanto inspiramos os outros? A maioria de nós aproveita as fraquezas das pessoas, em vez de ajudar a fortalecê-las.

Um comentário:

  1. Meu pai me ensinou a ser assim como Ivan. Curioso que minha irmã, com dois anos de diferença, criadas igualmente, não pensa assim.

    ResponderExcluir