domingo, 28 de novembro de 2021

RUY OHTAKE

 


Ruy Ohtake (São Paulo27 de janeiro de 1938 – São Paulo, 27 de novembro de 2021) foi um arquiteto e designer brasileiro. Foi responsável por mais de trezentas obras realizadas no Brasil e no exterior. Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade Católica de Santos.

No ano de 1999, Ohtake foi convidado para fazer parte do 20.º Congresso da União Internacional de Arquitetos, em Pequim, ao lado de Jean Nouvel e Tadao Ando. De acordo com Oscar Niemeyer, Ohtake é um dos mais legítimos representantes da arquitetura brasileira.




Em junho de 2012, Ohtake recebeu a Medalha de Anchieta e Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo, através do político Chico Macena, como homenagem e reconhecimento por toda sua obra na Cidade de São Paulo, principalmente as obras voltadas para projetos sociais no bairro de Heliópolis.




É de Ohtake, por exemplo, entre outras obras, os hotéis Unique e Renaissance, o Parque Ecológico do Tietê, o sistema de transporte urbano Expresso Tiradentes e a sede social e cultural do São Paulo Futebol Clube.

A partir de 1970 os seus trabalhos começam a se diversificar, incluindo bancos, indústrias e órgãos públicos, como as centrais telefônicas da Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP), o Laboratório Telemétrico de Controle Ambiental da CETESB e a Agência Butantã do BANESPA.




Em Brasília, o arquiteto assinou o Royal Tulip Alvorada, o Estádio do Bezerrão e o Brasília Shopping. No exterior, é ele o responsável pela Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e pelos jardins e pelo museu aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos.




Ohtake ainda assinou o projeto de adequação do Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi) para a Copa do Mundo de 2014 que foi realizada no Brasil.




Inspirado no movimento brutalista, projetou a Casa brutalista, na década de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário