sexta-feira, 12 de novembro de 2021

CAMPEÕES DE ANALFABETISMO!

 Bahia tem as cidades com maior taxa de atraso escolar do Nordeste

Vitória da Conquista está entre os piores índices da taxa de idade

De acordo com o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), estudo elaborado pelo Instituto de Longevidade MAG, as cidades de Simões Filho, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus e Salvador são os municípios da região Nordeste do Brasil que apresentam a maior taxa de distorção idade-série, ou seja, a proporção de alunos que possuem dois ou mais anos de atraso escolar.

O dado é baseado na categoria Cidades Grandes do IDL e revela que é comum em estudantes que foram reprovados, ou que abandonaram e retornaram à escola, estarem em uma série que não corresponde a sua idade. 

A pesquisa foi realizada em 2020, ano das eleições municipais, como forma de medir o grau de preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento populacional. 

A análise do Instituto MAG avalia a taxa por município e a média aritmética dos números referentes à educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

“Um dos papeis do Instituto é orientar a sociedade sobre o direito à educação. Além disso, também temos o objetivo de contribuir para que os gestores possam pensar em políticas que ajudem na qualidade de vidas das pessoas”, explica Henrique Noya, diretor-executivo do Instituto de Longevidade MAG. O estudo completo pode ser acessado pelo site melhorescidades.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário