sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A COLUNA DO ALEX FERRAZ

 VENDER CAMAROTES E ABADÁS DE BLOCOS DE UM CARNAVAL QUE PODE NÃO HAVER É PRESSÃO SOBRE GOVERNOS, NEGÓCIO DE ALTO RISCO OU GOLPE?

Coluna "EM TEMPO", publicada na "TRIBUNA DA BAHIA"




É jogo baixo para pressionar o governo ou negócio de alto risco? Os internautas irão responder esta questão que nos atormenta nos últimos dias.
Diante de atitudes chocantes de irresponsabilidade e mesmo de deboche de artistas e empresários do Carnaval, em Salvador, o que mais me choca é a venda de fantasias e camarotes mesmo antes de qualquer decisão sobre se vai ou não haver Carnaval em 2022, porém em comum acordo com a posição surreal do tal Comcar, que exige liberação do governo para a festa, para, depois, confirmar ou não.
Óbvio está que há nessas atitudes um jogo baixo, que em NENHUM momento leva a sério a situação atual da quarta onda mundial da pandemia do SARS-CoV-2, a tristemente famosa Covid-19, muito menos levam a sério a preservação da vida dos milhares que correm atrás de trios e blocos Brasil a fora.
Quando um empresário anuncia abadás e camarotes à venda, quando artistas bradam "eu quero é meu Carnaval", fica explícito que não estão nem aí para as consequências.
Na verdade, em atitudes capciosas, tentam enganar a multidão de alucinados e forçar uma liberação surreal. É desonesto.

INSISTO
Qual empresário, qual artista, tem alguma autoridade para garantir cumprimento de "protocolos de segurança" na multidão alucinada?
Estendo a pergunta para, além de Salvador, Rio, São Paulo e Recife.
Quanta enganação! Quanta irresponsabilidade! Chocante...

FRASE: "O Brasil é uma nação de espertos que, reunidos, formam uma multidão de idiotas.“ (Gilberto Dimenstein, 1956-2020, escritor e jornalista brasileiro)

MÉDICOS CONTRA
No meio dessa polêmica fajuta e perigosa, surge mais uma posição da Ciência, quando o Sindicato dos Médicos da Bahia posiciona-se oficialmente contra a realização da festa em 2022.
Mas parece que políticos, empresários e artistas acham que médicos não devem ser ouvidos quando se trata de saúde...

LEITORA CONTRA
Da sempre atenta leitora Maria de Lourdes, recebo importante ponderação: "Estou decepcionada com a imprensa e políticos em geral. Deveriam tomar posição contra o Carnaval, para evitar um assassinato em massa. Até a OMS já se posicionou contra a festa. Está na hora de manifestação contra. A que foi realizada domingo colocou pobres para defenderem os empresários, ricos que deixarão os contaminados e viajarão." Pois é...

FRASE: "Compara-se muitas vezes a crueldade do homem à dos animais, mas isso é injuriar estes últimos." (Dostoiévski, 1821-1881, célebre escritor, jornalista e filósofo russo)

VAMOS SER BOÇAIS
Já que é assim, com boçalidade, entro no jogo: não existe QUALQUER segurança que garanta a realização de um Carnaval sem o tremendo risco de uma nova e gigantesca onda de Covid-19 no país.
Mentem os que garantem protocolos, enganam os que ignoram a ciência, e se tornam carrascos aqueles que dizem "eu quero meu carnaval", sem pensar (será que raciocinam?). Tudo em nome dos negócios. E de forma canalha usando os pobres, como cordeiros, para comover a opinião pública.

BAHIA-RIO-SAMPA
Tudo que digo aqui sobre o Carnaval é para deixar registrado o que poderá ser usado futuramente, inclusive na campanha eleitoral.
Ou seja, políticos, empresários e artistas: não apostem na falta de memória de quem pensa e respeita a Ciência. Ou não...

TECNOLOGIA QUE HUMILHA
Qualquer pessoa de inteligência mediana e sintonizada com a verdadeira situação social do Brasil sabe que grande parte da população é absolutamente ignorante em termos de informática, aliás muita gente NÃO TEM sequer acesso à internet, e quando conseguem limitam-se a usar redes sociais de fofocas. Todas as estatísticas sobre acesso na Internet no Brasil são falaciosas, pois muitos que têm acesso, simplesmente não sabem usar os equipamentos: celulares e computadores. Quem não conhece uma pessoa que tem um iPhone e que não sabe nem 10% de suas funções? Quem não conhece alguém que tem um notebook e se embaralha na utilização do equipamento? Não adianta fingir que estamos no Vale do Silício, estamos é na Rocinha, na Nova Palestina, em Heliópolis.
No entanto, aqueles que sabem disso e ocupam cargos públicos não titubeiam em, de forma boçal e cruel, empurrar os miseráveis que lutam para receber esmolas oficiais para sofrer no labirinto de portais, sites etc., ininteligíveis para o povo.
Com isso, os boçais tentam reduzir filas brutais e culpam as vítimas pelo desespero que se lhes impõem para ter acesso a benefícios.
Isso é uma crueldade inominável, uma boçalidade sem par, um exemplo de como os que ocupam o poder no Brasil desdenham do povo. Terrível!

VACINAÇÃO ATRASADA
Por culpa do estúpido negacionismo, que tem como protagonista o Planalto, milhões de brasileiros têm se recusado a tomar a vacina, como também acontece com os novos bárbaros europeus.
Assim, há milhões, inclusive na Bahia (e em Salvador) ainda sem proteção.
Tragam estrangeiros contaminados, joguem na multidão em êxtase, e quero ver com que cara de pau vão "explicar" um provável caos pós-carnaval. Simples assim.

A FARSA DO PSDB
Parece piada de mau gosto essa palhaçada que o PSDB armou com a sua prévia para escolher candidato à presidência da República.
Não sou menino e minha experiência no jornalismo, e de vida, me autoriza a não acreditar em NENHUM político.
Portanto, creio que tudo isso foi uma armação para dar tempo de arrumarem um resultado.
Ou será que o país é tão incompetente assim na tecnologia da internet? Hum!

CAOS URBANO

Basta uma simples olhadela leiga para os postes de Salvador para notar que há um estúpido excesso de fios utilizando o apoio físico da Coelba. São fiações de internet e mesmo telefonia. Talvez isso explique a frequência cada vez maior de incêndios nesses locais. O que não se explica é a tolerância da administração pública e da própria Coelba a esse abuso. Não há nenhuma normatização? Cada um faz o que quer? Inexplicável, mesmo!
Críticas e sugestões: alexferraz10@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário