sexta-feira, 12 de novembro de 2021

NOSSA ARQUITETURA EM PORTUGAL

 'Novo extrativismo'? Joias da nossa arquitetura são conservadas em Portugal.

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha em seu escritório na rua Bento Freitas em São Paulo


'Luciana Alvarez

Colaboração para o TAB, de Matosinhos (Portugal)

12/11/2021 04h00

O primeiro desenho do que viria a ser Brasília encontra-se hoje a 7.500 km de distância da capital brasileira, do outro lado do Atlântico, em um museu de Matosinhos — pequena cidade portuguesa na região do Porto.

O original da proposta feita pelo arquiteto Lúcio Costa e enviada ao concurso nacional em 1957 ficou mais de 20 anos sob cuidados de sua família. Sem condições de preservar e divulgar tudo o que o grande arquiteto produziu, o clã enviou este ano o espólio completo de Costa para a Casa da Arquitectura — Centro Português de Arquitectura.

Essa mesma instituição já abrigava tudo o que foi produzido por Paulo Mendes da Rocha, outro brasileiro mundialmente reconhecido, vencedor do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura. "Fui chamado de colonizador, mas sinto-me é colonizado pela arquitetura brasileira, pelas maravilhas que encontrei lá", afirmou Nuno Sampaio, diretor executivo da instituição, ao guiar a reportagem do TAB em uma minuciosa visita ao local. Em Portugal, o diretor já recebeu críticas pelo fato de a Casa da Arquitectura, criada com verbas municipais de Matosinhos e mantida com apoio também do governo da República, dar espaço demais para os estrangeiros. Mais especificamente, por dar espaço dem... - Veja mais em https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2021/11/12/como-acervo-historico-da-arquitetura-brasileira-foi-parar-em-portugal.htm?utm_source=facebook&utm_medium=social-media&utm_content=geral&utm_campaign=tab&fbclid=IwAR2EQoISE2cIHrtllYPYYlouNwz71e-nJ4MPv7nNLXffeCb51Lq4dwqaOfE&cmpid=copiaecola

Nenhum comentário:

Postar um comentário