sábado, 14 de maio de 2022

MAYSA


Por volta de 1955, Maysa se apresentou por duas vezes no restaurante/dancing do Hotel Embaixador em Lisboa.



Castigo * 

Dizem que a sorte se merece. Se não a provocar, passará por perto sem você se dar conta. Esteve com frequência ao meu lado durante grande parte de minha vida, e, desde cedo, mandou vários sinais para eu começar a fantasiar sobre possível mudança para o Brasil. 

Não teria mais de 20 anos quando um casal americano, que se encantará com minha forma de lhes mostrar tesouros secretos de Lisboa – sempre amei as cidades onde vivi - me convidou para um jantar muito especial no restaurante do recém-inaugurado Hotel Embaixador. O local não tinha nada que pudesse deslumbrar nem meus anfitriões, nem mesmo a mim, já acostumado as sofisticações de Londres e Paris. Mas era novidade na capital lusitana.

A sala, redonda, ficava no último andar do edifício, toda envidraçada, com uma pista de dança rodeada de mesas cobertas de toalhas brancas como todo e qualquer outro estabelecimento do gênero pelo país afora. Portugal, naquela época, não se singularizava por grandes esforços decorativos no campo hoteleiro. Estes se limitariam, no caso, a alguma palmeira ao lado da porta de serviço e um quadro abstrato sem assinatura. Luz de velas protegidas por cúpulas de vidro e, entre a entrada e os toaletes, um pequeno conjunto musical. Chegamos cedo, mesmo tendo reservado com antecedência, para usufruir de vista privilegiada sobre a atração da noite. 

A orquestra iniciou os primeiros acordes, dando o tom do que seria o espírito da noite. Músicas lentas, com alta tensão dramática, era o costume no fim dos anos 50. Quanto mais Judy Garland, Amália Rodrigues e Edith Piaf choravam de desespero, mais o público se emocionava e aplaudia.

Ela, finalmente, entrou. Parecia beirar os 40, visivelmente inchada, encharcada de álcool, sem maquiagem a não ser o carregado preto à volta dos verdes olhos, juba farta denunciando o sangue índio. Vestido negro, longo e simples. A passos hesitantes foi se sentar no alto tamborete colocado de propósito à beira da pista e pegou o microfone. O público parou de conversar, fascinado pelo carisma da cantora. Menos uma senhora que, de costas para a estrela, continuava conversando em voz alta como se ninguém mais existisse na sala. 

Maysa entrara fumando. Esperou um ou dois minutos, tempo imenso para a expectativa geral. Orquestra tocando e a portuguesa sempre a falar. Mais uma lenta tragada de fumo e, com total domínio do gesto, a diva pegou o cigarro entre dois dedos e lançou, com pontaria certeira, a beata no decote generoso das costas da faladora. Na semi- escuridão do restaurante, todos viram a luz vermelha do cigarro atravessar a pista, mergulhar no vestido e ouviram o grito da vítima que se levantou apavorada.

Silencio absoluto. Silêncio com qualidade de aprovação, além de todos admirarem o total domínio da pontaria. A famosa voz grave e quebrada deixou cair um “Desculpe...” com a mais total e fria indiferença.

Agora dona da situação, após tão peculiar conquista, Maysa começou a cantar desenganos, abandonos e solidões que ficariam eternizados sob a definição de dor de cotovelo. Naquela fria noite lisboeta, uma estranha simbiose entrelaçou samba canção e fado. No salão de brancas toalhas, homens sérios de escuro terno e mulheres altivas, inevitável vestidinho preto e colar de pérolas. Não havia cor alguma além dos lábios vermelhos das espectadoras. Tudo a parecer produção para um filme em preto e branco.

Com o devido distanciamento dos anos – mais de meio-século - realizo hoje que participei de algo como um ato histórico. Pois a cultura também pode ser história.

Maysa, olhos perdidos na fumaça, cantava toda a tristeza do mundo com aquela “voz de whisky”, voz que reencontrei, anos mais tarde, com Vinicius, desta vez sem tristeza.

E eu, tentando explicar ao casal americano algo que eu mesmo não podia entender... 

Numa tarde chuvosa de 1976, entrando no túnel Américo Simas a caminho da cidade baixa, no carro do Miguel, que conhecera semanas antes e seria amigão e comparsa por três décadas, ouvimos a noticia do acidente e morte da Maysa.

Um capítulo de minha vida tinha encerrado.

 

Dimitri Ganzelevitch                                                     Salvador, 6 de outubro de 2009.

 

* Nome de uma canção de Dolores Duran que a Maysa também interpretava.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário