domingo, 29 de maio de 2022

DIRETOR DO LOUVRE É PRESO

 Ex-diretor do Louvre é preso por tráfico de antiguidade

Jean-Luc Martinez é acusado de lavagem de dinheiro e cumplicidade em fraude organizada  

O ex-diretor do Museu do Louvre Jean-Luc Martinez é investigado pelo envolvimento em um esquema de tráfico de antiguidades do Egito e chegou a ser preso nesta semana.

Martinez foi acusado na quarta-feira 25 em Paris de “lavagem de dinheiro e cumplicidade em fraude organizada”, em um inquérito que investiga o tráfico de antiguidades do Oriente Médio, segundo informações da Rádio França Internacional. Além dele foram presos Vincent Rondot, conservador do departamento de antiguidades egípcias, e o egiptólogo Olivier Perdu.

O que motivou a prisão dos especialistas em arte foi uma estela egípcia de 3300 anos, que teria sido roubada e atualmente está em exposição no Louvre Abu Dhabi, sede do museu parisiense nos Emirados Árabes. A peça, feita em granito rosa, tem inscrições relativas ao faraó Tutankhamon. A estela tem o selo do faraó e foi comprada pelo Louvre Abu Dhabi em 2016, por € 8 milhões.

De acordo com o jornal francês Le Canard Enchaîné, que anunciou as prisões, os investigadores buscam descobrir se Martinez “fez vista grossa” à falsificação de certificados de origem de cinco antiguidades egípcias, incluindo a estela de granito rosa de Tutancâmon.

Jean-Luc Martinez foi diretor do Louvre de 2013 a 2021 e é atualmente o embaixador francês para a cooperação internacional em defesa do patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário