terça-feira, 17 de maio de 2022

A ESPANHA É FEIA

 A Espanha é feia, e uma mancada da imprensa omissa

O Brasil tem um sério rival na destruição da paisagem litorânea: a Espanha. Se servir de consolo, e como novo alerta deste site que não se cansa de denunciar as barbaridades por nós cometidas nesta área sensível e belíssima do País, hoje vamos comentar as ‘conquistas’ de nosso grande rival. O assunto é manchete na mídia do exterior. Em 2009, o Guardian publicou a matéria The destruction of Spain’s coastline (A destruição do litoral da Espanha), quase sem texto, apenas com uma série de imagens que fazem tremer até um paralelepípedo. E não é o único. Em 2022 foi a vez do aldianews.com, em ‘Spain is ugly’: How uncontrolled construction has spoiled the landscape in Spain (‘Espanha é feia’: como a construção descontrolada estragou a paisagem na Espanha). 

especulação imobiliária em praia da Espanha
Parece o Balneário Camboriú (SC), mas foi apenas a inspiração dele. Trata-se da praia Benidorm. Guardian.

A foto acima nos remete à elegia ao concreto armado tupiniquim, conhecida como Balneário Camboriú (SC). Outras fotos nos fazem lembrar de Jurerê internacional, onde a especulação anda de mãos dadas com a ostentação.

‘A Espanha é feia’, ou como transformar o litoral num cortiço medonho

O editor do El País, Andrés Rubio, é outro que, como nós, não se conforma. Ele publicou um livro para denunciar como a especulação imobiliária e a feiura urbana por ela produzida prejudicaram a beleza das cidades espanholas em milhas seguidas de litoral.

Hotel e paisagem litorânea da Espanha
Dezenas de ativistas do Greepeace desembarcam em frente ao hotel Azata del Sol, Algarrobico, que foi construído na primeira linha costeira de Carboneras, Almeria. Os ativistas pintaram ‘Hotel Ilegal’ na frente. Arturo Rodriguez/EPA.

Blocos de concreto, megacomplexos turísticos, hotéis… Há quase duas décadas, Andrés Rubio, diretor da seção de viagens do  El País, observa como a febre da construção que começou depois da queda do regime de Franco no final dos anos 1970 causou estragos na paisagem espanhola, especialmente na costa.

Enseada destruída pela especulação na Espanha
Novas casas de férias sendo construídas em Altea na Costa Blanca. Guardian.

Sua conclusão é retumbante, apesar dos milhões de turistas que visitam o país todos os anos: a ‘Espanha é feia’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário