Auditoria na pavimentação
das ruas dos Barris
Luiz Mott
A TARDE, 22-7-2017
Em janeiro último, moradores dos Barris receberam intimação da Prefeitura para em três meses, sob ameaça de multa, refazer suas calçadas a partir de medidas e materiais específicos, incluindo obrigatoriamente o piso táctil para deficientes visuais. Centenas de obedientes munícipes contrataram pedreiro para realizar a obra, ao custo médio de 2 mil reais por calçada. Passados três meses, em abril último, eis que o Governo da Bahia, através da Conder e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, inicia grandes obras: Pavimentação e Requalificação de vias urbanas do Centro Antigo de Salvador e sem aviso prévio aos moradores, iniciou verdadeiro terremoto no bairro. Vorazes cavadeiras arrancaram o piso dos passeios, inclusive os recém construídos exatamente conforme gabarito da Prefeitura. Todos nós que idiotamente obedecemos em tempo hábil a determinação municipal, arcamos com o prejuízo.
Concluída a cimentação das calçadas, com brita grosseira, perceptível assimetria e absurda falta de acesso a certas carreiras dos tais pisos tácteis, eis que inclementes escavadeiras passaram a arrancar os paralelepípedos das ruas, realizando a benfazeja substituição ou manutenção das tubulações do esgoto, água, eletricidade e as bocas de lobo. A imundície dos tubos da Embasa causou náusea nos moradores! Dois gravíssimos problemas nessa pavimentação eleitoreira exigem imediata auditoria para que não se repitam os mesmos erros: o solo não foi devidamente compactado e o intervalo entre os blocos de pedra ficou muito mais espaçado de como era e de como deve ser, tanto que em todas as ruas sobraram muitos paralelepípedos.
Resultado: em apenas um mês de uso, a nova pavimentação apresenta visíveis desnivelamentos, os paralelepípedos se afundam formando um trilho por onde circulam os veículos, além do aparecimento precoce de depressões e poças d’água. Muita areia foi deixada sobre a superfície das ruas, provocando terrível poeira e lama, um inferno para os moradores.
Auditoria técnica já!
Total exagero. As obras na Bahia são ruins mesmo. Todas. Mas essa intervenção do Estado até que está bem melhor do que os cimentos, asfaltos e cortes de árvores da prefeitura. Trabalho nos Barris e acompanhei e acompanho essas obras. Dentro do padrão Bahia até que estão boas. Juízos devem ser feitos com distanciamento crítico e ideológico.
ResponderExcluir